17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Berinjela: Qual o manejo nutricional ideal?

Berinjela: Qual o manejo nutricional ideal?

Autores

Roberto Botelho Ferraz Branco
Pesquisador científico – APTA/Instituto Agronômico – Centro de Horticultura
branco@iac.sp.gov.br
Fotos: Shutterstock

A berinjela (Solanum melongena) é uma espécie pertencente à família das solanáceas, a mesma do tomate, pimentão, pimentas, jiló, entre outras. É originária da Índia, Birmânia e China. Na Europa foi introduzida pelos árabes e no Brasil pelos portugueses. É tipicamente tropical e favorecida pelo calor.

A cultura tem preferência por solos de textura média e pH 5,5 a 6,8. Para isso, se recomenda aplicação de calcário para elevar a saturação em bases do solo a 80% e o teor de magnésio a 9,0 mmolcdm3, preferencialmente 60 dias antes do transplantio das mudas. A aplicação deve ser realizada em área total e incorporado a 0,3 m de profundidade.

A adubação orgânica deve ser feita 30 dias antes do transplantio das mudas, com 15 a 30 t ha-1 de esterco de curral bovino ou 1/4 a 1/5 dessa quantidade de esterco de frango, suíno, ovino, caprino ou equino. Ressalta-se a necessidade desses fertilizantes orgânicos estarem curtidos para a adequada utilização. Em solos de baixa fertilidade se recomenda a aplicação de bokashi, na dose de 50 a 150 g m2, para restaurar a atividade microbiológica do solo. 

Plantio

A fertilização de plantio deve levar em consideração os nutrientes presentes no solo apresentados na análise química laboratorial na profundidade de 0 a 0,20 m do perfil do solo.  Dessa forma, a fertilização de plantio com os nutrientes nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), da cultura da berinjela é baseada na seguinte recomendação:

N P resina (mg dm3) K+ trocável (mmolc dm3)
0-25 26-60 61-120 >120 0–1,5 1,6-3,0 3,1-6,0 >6,0
Kg ha-1 P2O5 (kg ha-1) K2O (kg ha-1)
30 a 50 480 360 180 100 160 120 80 40

Fonte: Leite et al., 2018 (Boletim Técnico 250 – CATI)

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.