A Biobrax é um grupo especializado na fabricação de máquinas e equipamentos para a produção de pellets, seja de madeira, adubo, ração, feno e outros materiais, os quais passam sempre por testes. A empresa atua também na parte de secagem, com dois tipos de secadores, e no segmento maravalha tem em sua linha a plaina e a prensa enfardadeira.
Pellets são pequenos granulados feitos de resíduos reciclados de madeira, semelhantes à ração de cães, e que podem ser queimados sem fumaça, de forma totalmente automática e com economia de 50%. “Quando comparados com o gás e seu poder calorífico, chega a mais que o dobro da madeira natural. Os pellets ficam armazenados em um silo que alimenta o aquecedor automático sempre que necessário, e a temperatura é determinada pelo próprio usuário”, explica Jackeline Moreira, financeiro da Biobrax.
Nos dias atuais tem se comentado muito sobre o aquecimento global, tendo como principal vilão os combustíveis fósseis, fazendo da biomassa uma ótima alternativa para a geração de energia, pois sua queima é considerada carbono neutro, já que todo o CO2 liberado durante a queima foi retirado no crescimento da biomassa, seja ela madeira, casca de arroz, bagaço de cana, entre outros.
“Pensando na poluição de nosso planeta, estudos nos levam cada vez mais a investir nesse segmento para que tenhamos níveis estáveis de CO2 na atmosfera num futuro próximo. Hoje o Brasil passa por grandes transformações no setor de biomassa, que está em expansão. A energia renovável obtida de resíduos da madeira vem tomando espaço por meio dos pellets, que não geram cinza nem fumaça, além de alcançar um ótimo poder calorífico”, pontua Jackeline.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.