17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Bioestimulantes promovem o fortalecimento da cana-de-açúcar?

Bioestimulantes promovem o fortalecimento da cana-de-açúcar?

Autores

 
Bruno Nicchio
Pós-doutorado em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
bruno_nicchio@hotmail.com
Marlon Anderson Marcondes Vieira
Mestrando em Agronomia – UFU
Gustavo Alves Santos
KP Consultoria
Hamilton Seron Pereira
Professor titular – UFU
Gaspar Henrique Korndörfer
Professor aposentado – UFU
Foto: FMC

A aplicação de bioestimulantes na cultura da cana-de-açúcar é uma prática de manejo que potencialmente pode incrementar sua produtividade e rendimento industrial, favorecendo o bom desempenho dos processos vitais da planta, permitindo obter melhores e maiores colheitas, mesmo sob condições ambientais adversas.

Os bioestimulantes são resultantes da mistura de dois ou mais reguladores vegetais ou a mistura destes com outras substâncias de natureza bioquímica diferente, que atua como estimulante vegetal. Seu uso pode aumentar o potencial produtivo da cana entre 5 e 15% acima de alternativas disponíveis no mercado.

Benefícios

Dentre as vantagens da utilização de bioestimulantes, podemos destacar: aumento da biomassa biológica do solo, o que permite maior decomposição e mineralização da matéria orgânica; maior enraizamento, o que leva à maior absorção dos nutrientes pelas plantas; melhor aproveitamento dos fertilizantes e corretivos e maior resistência à seca. Esses dois pontos, por sua vez, podem levar também a associações biológicas benéficas nas raízes.

A partir desses benefícios, o bioestimulante pode ser empregado como um complemento na manutenção fisiológica, o que pode ser muito importante em situações de condições ambientais adversas, como secas e geadas, ou condições bióticas limitantes, como intensos ataques de pragas e severidade de doenças.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.