17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Biofertilizante com l-aminoácidos é uma forma de nutrir?

Biofertilizante com l-aminoácidos é uma forma de nutrir?

Autores

Fabio Olivieri de Nobile
Doutor e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB)
fabio.nobile@unifeb.edu.br
Maria Gabriela Anunciação
Graduanda em Engenharia Agronômica – UNIFEB
Biofertilizante com l-aminoácidos é uma forma de nutrir?
Biofertilizante com l-aminoácidos é uma forma de nutrir?

A disponibilidade de nutrientes no momento certo, na quantidade adequada e da melhor forma é um diferencial na produtividade das culturas. Dessa maneira, quando se trata da nutrição de plantas, é preciso estar ciente da necessidade para externar a produtividade e, além disso, da quantidade disponível de nutrientes no substrato. Sendo assim, o diagnóstico prévio deve ser feito com uma análise de solo, no entanto, uma das formas de manejo complementar é pelo uso de fertilizantes foliares.

A nutrição foliar parte do princípio da absorção através da célula das folhas. O mercado dos adubos foliares teve incontáveis mudanças em formulações, adequando e melhorando a forma de disponibilizar nutrientes.

Atualmente, sabe-se que o uso de aminoácidos na composição dos fertilizantes tem melhorado de forma significativa os estresses abióticos e bióticos. De maneira geral, as plantas produzem aminoácidos, no entanto, quando submetidas a situações adversas elas reduzem o gasto energético, de forma a diminuir a produção destes compostos precursores das proteínas.

Um dos benefícios dos fertilizantes atrelados aos aminoácidos é justamente fornecer para a planta uma quantidade elevada destes para que ela seja capaz de completar seu ciclo e, sobretudo, realizar as atividades bioquímicas pertinentes como, por exemplo, a síntese de proteínas, ativação metabólica e a produção de substâncias reguladoras do organismo vegetal.

Integração

Os aminoácidos têm boa permeabilidade na cutícula via aplicação foliar, portanto, a melhor forma de integrá-los ao manejo é por meio desta prática. Sabe-se que no meio experimental existem relatos de que quando os nutrientes são anexados aos aminoácidos há melhorias na absorção.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.