Feito à base de cana-de-açúcar, produto é o primeiro com suas características a ser produzido com fonte renovável e deve atender o setor calçadista, automotivo, de embalagens flexÃveis, entre outros
Seguindo a estratégia de fortalecimento da quÃmica renovável, a Braskem lança resina produzida a partir da cana-de-açúcar. Destinada a aplicações em setores como calçadista, automotivo, transporte, entre outros, o lançamento chega para ampliar o portfólio I’m greenâ„¢ da companhia, já mundialmente conhecido pelo polietileno verde, o primeiro biopolímero do mundo a ser produzido em escala industrial.
Desenvolvida em parceria com a norte-americana Allbirds, de São Francisco, Califórnia, a marca é a primeira a empregar a resina EVA (copolímero etileno acetato de vinila) de fonte renovável, uma inovação sustentável da marca I’m greenTM da Braskem, que será utilizada na nova linha de calçados Sugarfootwear. Já disponível nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, a nova linha combina conforto, design e sustentabilidade.
“Com isso, a Braskem reafirma a sua liderança em fabricação sustentável para toda a indústria quÃmica“, destacou Joey Zwillinger, co-fundador e co-Presidente Executivo da Allbirds. “É uma satisfação enorme para a Allbirds se aliar à Braskem para dar vida a essa alternativa incrivelmente sustentável e compartilhá-la“.
“A parceria com a Allbirds é perfeita para o lançamento da nova resina renovável, pois trata-se de uma empresa que, assim como nós, busca a inovação e sustentabilidade em seus produtos“, comenta Gustavo Sergi, diretor de QuÃmicos Renováveis da Braskem.
Atenta à competitividade e demanda do mercado, para chegar à esta nova solução, a Braskem fez adaptações na fábrica localizada em Triunfo, no Rio Grande do Sul (RS) para a produção da resina renovável. Com características como flexibilidade, leveza e resistência, ela contribui para a redução dos gases causadores do efeito estufa ao capturar e fixar o CO2 durante o seu processo produtivo.
Desde que começou a ser produzido, em 2010, o polietileno verde I’m greenâ„¢, produzido a partir da cana de açúcar, já atraiu a atenção de empresas no mundo todo interessadas em utilizar a solução. Atualmente, ele está presente em mais de 150 marcas na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, na África e na América do Sul.
A inovação é um dos principais pilares do crescimento da Braskem. “Sempre buscamos reforçar a nossa posição de protagonistas na quÃmica do futuro. Como parte dessa estratégia, neste ano iniciamos nossa operação em Boston (EUA), com foco em biotecnologia e materiais avançados“, conclui Sergi.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da quÃmica e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
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Sobre a Allbirds
Nós, da Allbirds, acreditamos em produzir coisas melhores de um jeito melhor. Nossa missão é provar que conforto, design e sustentabilidade não são mutuamente exclusivos, fabricando calçados de primeira linha a partir de materiais renováveis, criados para o dia a dia. Com a experiência de ter passado por uma vasta quantidade de calçados durante a sua carreira como atleta profissional, Tim Brown compreendeu a necessidade de um calçado mais simples e confortável. Natural da Nova Zelândia, a lã logo veio à sua mente como o material perfeito, e Tim deu início a um longo processo de desenvolvimento. Da união com o engenheiro e especialista em produtos renováveis de São Francisco, Joey Zwillinger, nasceu a Allbirds. A marca lançou o seu primeiro produto em março de 2016, o Wool Runner, apelidado pela revista TIME de o “calçado mais confortável do mundo“. A Allbirds já vendeu mais de um milhão de pares de calçados nos primeiros dois anos de operações e continua lançando novos materiais sustentáveis exclusivos, entre eles Tree e agora Sugar.