17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 10, 2024
Início Revistas Hortifrúti Brássicas como condicionadores de solo

Brássicas como condicionadores de solo

Autores

Thiago Picinatti Raposo
Diretor técnico – HF Fênix
thiagopicinatti@yahoo.com.br
Marco Aurélio Aparecido Emerencio
Diretor operacional – HF Fênix
marcoaurelioemerencio@gmail.com
Victor Marcio da Silva
Diretor administrativo – HF Fênix
Elvis Wilson de Matos
Diretor comercial– HF Fênix
Cleuber Barbosa
Consultor técnico de vendas – Bejo Sementes
Fotos: Thiago Picinatti

As brássicas sempre foram utilizadas como culturas subsequentes e não para rotação, até que os cerealistas da região sul do País começaram a introduzi-las como uma alternativa à rotação de cultura para o cultivo de trigo a canola, da família das brássicas, trazendo como vantagens a diminuição dos problemas de doenças que afetavam esse cereal (redução de inóculo de fungos necrotróficos que comprometem o rendimento e qualidade de trigo, a exemplo do Fusarium graminearum e Septoria nodorum) e oportunizando a produção de óleos vegetais no inverno.

Já nos produtores de FLV, como a canola não atende o mercado, então buscamos como alternativas o repolho, couve-flor e brócolis, tendo assim uma rotação de culturas eficiente no controle de patógenos e viável economicamente, trazendo para o produtor mais uma possibilidade de ganho sem a troca de área.

O repolho possui o FR (fator de reprodução) para nematoides mais baixo dentre as culturas com viabilidade econômica em FLV´s, que hoje é um dos maiores ou o maior problema que os produtores de cenoura, beterraba e outras culturas têm tido. Grande parte dos cultivos de repolho vem tomando conta dos pivôs centrais, por sua grande versatilidade tanto de manejo, comercialização como na rotação para estas culturas.

O cultivo de hortaliças em áreas subsequentes impõe a necessidade de diminuição da população de patógenos. Sendo assim, a utilização de culturas comerciais de diferentes famílias é a melhor alternativa.

Manejo

Preparo de solo:

Ü Calagem utilizando o método da saturação de bases elevando o V% para 70 em função da análise de solo;

Ü Plantio de Brachiaria ruziziensis 60 dias antes do repolho, como adubação verde e estruturação do solo;

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.