17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Brássicas: Manejo de doenças é urgente

Brássicas: Manejo de doenças é urgente

Autores

Carlos Antônio dos Santos
Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
carlosantoniods@ufrrj.br
Margarida Goréte Ferreira do Carmo
Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora – UFRRJ
gorete@ufrrj.br
Crédito: Shutterstock

As brássicas constituem um importante grupo de hortaliças de uma mesma família botânica – Brassicaceae, que tem como principais representantes as folhosas como a couve-comum, o repolho, a rúcula e a mostarda.

As que produzem inflorescências comestíveis como a  couve-flor e o brócolis; e as que produzem raízes tuberosas como o rabanete e o nabo, são atrativas pela beleza, sabor marcante e alto valor nutricional e nutracêutico. Seu cultivo sob manejo adequado pode garantir bom retorno financeiro, especialmente nos períodos de entressafra. 

Dentre os principais desafios no cultivo de brássicas estão a produção de hortaliças com padrão de qualidade compatível com os níveis de exigência dos consumidores, o escoamento da produção, a superação de problemas e limitações edafoclimáticas e o manejo fitossanitário.

As inflorescências e algumas folhosas são muito perecíveis, exigentes em fertilidade e clima frio e sujeitas ao ataque de diversas pragas e infecção por diferentes fitopatógenos. As pragas e as doenças podem causar danos diretos e indiretos à cultura e à qualidade da hortaliça colhida e, em alguns casos, inviabilizar áreas para o seu cultivo.

Alerta

Dentre as importantes doenças das brássicas estão podridão-negra das crucíferas e a podridão-mole, doenças bacterianas causadas por Xanthomonas campestris pv. campestris e por Pectobacterium carotovorum subsp. carovotovorum, respectivamente; a mancha-de-alternaria, doença fúngica causada por Alternaria spp., galhas radiculares causadas por nematoides como Meloidogyne spp., e as galhas radiculares causadas pelo protozoário Plasmodiophora brassicae, conhecida como hérnia das crucíferas ou batata da couve.

Sintomas

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.