17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Cafeeiro: Qual o momento correto de entrar com a calagem?

Cafeeiro: Qual o momento correto de entrar com a calagem?

Autor

Bruno da Silva Moretti
Engenheiro agrônomo, doutor em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e consultor em cafeicultura
bsmoretti@hotmail.com

É de amplo conhecimento entre pesquisadores, técnicos e profissionais envolvidos com agricultura que os solos brasileiros são, em sua grande maioria, pobres em nutrientes e naturalmente ácidos. Esta combinação é um dos fatores mais limitantes para o desenvolvimento de diversas culturas de interesse agronômico.

Apesar destas limitações químicas dos nossos solos, muitos desses problemas podem ser contornados com uma adequada calagem e adubação, prescritas por um engenheiro agrônomo. Em especial para a cultura do café, por ser uma cultura que permanecerá na área por muitos anos antes da sua substituição, a calagem pré-plantio tem uma importância ainda maior.

Entenda melhor

A calagem, para quem não tem familiaridade com o termo, é a prática de aplicar o calcário, na forma de pó, na área onde será implantada a cultura. Na cafeicultura, esta aplicação se dá na superfície e no sulco de plantio.

A calagem é a forma mais difundida, prática e econômica de realizar a correção da acidez e, ao mesmo tempo, suprir a demanda de cálcio e magnésio para o cafeeiro. Além disso, ela melhora o aproveitamento das adubações, aumenta a atividade microbiana no solo, acelerando a liberação dos nutrientes contidos na matéria orgânica, e aumenta a capacidade de troca de cátions do solo.

A raiz do cafeeiro pode ser dividida, basicamente, em duas partes, uma pivotante, que tem como finalidade principal a sustentação e absorção da água em maiores profundidades, e outra parte na camada superficial, até próximo de 20 cm da superfície.

Cerca de 80% das raízes mais ativas em absorver nutrientes se encontram nesta camada superficial e são estas as principais responsáveis pela absorção dos nutrientes. Estas raízes estão mais concentradas na projeção da copa do cafeeiro, porém, podem ultrapassar esta distância a ponto de encontrar com a raiz de plantas da outra linha.

Este fato, por si só, justifica a aplicação do calcário em área total, proporcionando ao solo uma condição mais favorável ao crescimento e desenvolvimento das raízes, uma vez que, além de neutralizar o alumínio toxico, o cálcio é um importante nutriente para formação da parede celular, o que proporciona um melhor desenvolvimento e resistência das raízes.

Dúvidas pertinentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.