Eng. Agr. Juliano Gullo de Salvo
Mestre em Solos e Nutrição de Plantas e coordenador técnico da Green Has do Brasil
Eng. Agr. Clevison Michelon
Especialista em horticultura eGerente Sul de Vendas & Marketing da Green Has do Brasil
Os aminoácidos, dentre outras funções, têm interação com a nutrição de plantas, aumentando a eficiência na absorção, transporte e assimilação dos nutrientes. A quelação de cátions com aminoácidos gera moléculas sem cargas, reduzindo o efeito das forças de atração e repulsão da cutÃcula da folha, elevando a velocidade de absorção dos nutrientes.
Além disso, estes metalozatos(cátions + aminoácidos) aumentam a capacidade de translocação de nutrientes pouco móveis pelas membranas e vasos do floema, , culminando em um importante componente da nutrição das plantas associado a biodisponibilidade de nutrientes
As melhores respostas dos aminoácidos têm sido em situações de estresses bióticos, como aqueles relacionados ao ataque de pragas e doenças, e abióticos, como desordens nutricionais, climáticas, deficiências hÃdricas, reações quimicas aplicação de defensivos e óleos, ou salinidade do solo. Isto tudo confere aos aminoácidos o reconhecimento de agentes anti-estresse.
Assim, a associação de aminoácidos com a correta nutrição da planta do cálcio e boro, transforma-se em um fator importante para melhorar a qualidade dos frutos e prevenir malefÃcios como o fundo preto no tomate. Neste sentido a Green Has do Brasil oferece duas soluções aos agricultores: O Calboron® para ser aplicado na folha e o Fisiocal® para ser aplicado na fertirrigação ou sulco de plantio.