17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Cálcio favorece enchimento do abacate?

Cálcio favorece enchimento do abacate?

Autores

Marcela Caetano Lopes
Bióloga e doutoranda em Agronomia/Horticultura – UNESP/Botucatu
macaetano20@hotmail.com
Saulo Strazeio Cardoso
Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia/Produção Vegetal – FCAV/UNESP/Jaboticabal e professor – Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU
saulo.cardoso@fazu.br
Fotos: Shutterstock

O abacateiro (Persea americana Mill.) pertence à família Lauraceae, originário da América Tropical, podendo ser cultivado em todas as regiões do mundo onde existam solos férteis e calor suficiente. O sucesso da produção está aliado ao manejo da adubação, que é feito de acordo com o estádio de desenvolvimento da cultura, ou seja, adubação de plantio, formação e frutificação. Para cada um desses estádios, a cultura é exigente em quantidades diferentes de macro e micronutrientes. A nutrição mineral afeta diretamente o rendimento e a qualidade do abacateiro, bem como a presença de distúrbios fisiológicos.

A aplicação foliar de cálcio é justificada em função da sua pouca solubilidade na planta e da baixa concentração no floema. Hoje, a adubação foliar é utilizada no mundo inteiro em diferentes culturas e tem como interesse prático, dentre outros: corrigir deficiências eventuais dentro do ciclo da planta; fornecimento de micronutrientes, principalmente em culturas perenes, onde no solo apresenta menor eficiência; aumentar a eficiência de aproveitamento dos adubos; fornecimento de nutrientes em cobertura, quando há impossibilidade de aplicação mecânica no solo; fornecimento de cálcio diretamente aos frutos, evitando desordens nutricionais e distribuição mais uniforme dos frutos.

Enchimento do abacate

A absorção do cálcio e a resposta do fruto ao nutriente podem estar associadas a diversos fatores, como a região de origem, a cultivar e o estádio de maturação. A maioria das funções do cálcio é como componente estrutural ou regulatório das macromoléculas e está relacionada à sua capacidade de coordenação, por meio da qual fornece vínculos moleculares estáveis, mas reversíveis.

O cálcio pode ser fornecido em altas concentrações e pode atingir mais de 10% do peso seco, sem sintomas de toxicidade ou inibição séria do crescimento da planta.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.