17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Cálcio via foliar favorece enchimento do pêssego

Cálcio via foliar favorece enchimento do pêssego

 

Carla Verônica Corrêa

Doutoranda em Ciências Agronômicas pela UNESP ““ Botucatu

cvcorrea1509@gmail.com

Luís Paulo Benetti Mantoan

Doutorando em Ciências Biológicas pela UNESP ““ Botucatu

luismantoan@gmail.com

 

Crédito Pixabay
Crédito Pixabay

Os pomares de pêssego, em geral, se localizam em solos com baixa fertilidade natural e elevada acidez. Por isso a calagem é indispensável, tanto para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das raízes como para incrementar a oferta de cálcio para a planta.

No entanto, pode ser necessária a suplementação de cálcio via foliar para atender a demanda da cultura, e assim garantir melhores características aos frutos, já que o cálcio se associa a substâncias pécticas da lamela média e com as membranas celulares, preservando as características de permeabilidade da membrana celular e conferindo maior rigidez ao tecido. Além disso, também reduz a ocorrência de doenças e distúrbios fisiológicos em pós-colheita.

O cálcio atua em funções enzimáticas e em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase. Este elemento é um mensageiro secundário que possibilita a ativação de várias enzimas, como alfa amilase e nucleases, bem como constituinte de pectatos, que são depositados na lamela média, dando resistência às paredes celulares, o que resulta em benefícios aos frutos de pêssego.

Durante o processo de amadurecimento dos frutos ocorrem várias transformações, como o amolecimento da polpa, que está relacionado com a estrutura da parede celular. O cálcio é indispensável na constituição da lamela média da parede celular, tendo relação direta com a firmeza da polpa e redução de podridões no armazenamento, favorecendo a aparência dos frutos e, desta forma, sua aceitabilidade pelo consumidor.

Quando aplicar

A maior parte da absorção de cálcio pelo pessegueiro ocorre via solo. No entanto, a suplementação via foliar de cálcio permite melhores características dos frutos, já que o cálcio se associa às substâncias pécticas da lamela média e as membranas celulares, preservando as características de permeabilidade da membrana celular, o que é fundamental para o enchimento dos frutos e maior rigidez ao tecido, além de reduzir a ocorrência de doenças e distúrbios fisiológicos em pós-colheita.

A utilização de cálcio via foliar na cultura do pêssego proporciona aumento da qualidade do fruto também durante o armazenamento, podendo as aplicações ser realizadas em pré ou em pós-colheita.

Resultados

Quando se fala em nutrição envolvendo o cálcio, deve-se ter em mente outros dois nutrientes com forte interação com o cálcio. O potássio e o cálcio competem fortemente pelos mesmos sítios de absorção e o excesso de um desses nutrientes limita a absorção do outro, mostrando efeito de inibição competitiva.

Outro nutriente que interage fortemente com o cálcio é o boro. A absorção de boro pela planta favorece a síntese, transporte e acúmulo de açúcar, os processos reprodutivos, a atividade meristemática e controla a absorção de cálcio.

Assim, a adubação foliar precisa ser realizada de forma a atender as necessidades nutricionais da planta e evitar desequilíbrios nutricionais. Dessa forma, o produtor deve atentar para a análise química foliar, para saber o real estado nutricional de seu pomar.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes