17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Cebola de verão exige sementes de ciclo curto

Cebola de verão exige sementes de ciclo curto

 

Tiago Henrique Costa Silva

Consultor Cereais/HF – Adubos Araguaia

tiago@agronomo.eng.br

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Produzir cebola em meses chuvosos é garantia de muito trabalho no manejo da produção. Isso porque as plantas ficam mais expostas a ataques de doenças e pragas, exigindo um controle rigoroso e intenso para atingir altos níveis de produtividade. Mas, é preciso, ainda, avaliar as condições de produção da região. Na média geral, a produção de verão com materiais de ciclo curto fica em 60 – 80 ton/ha.

Por onde começar

Para o plantio de cebola (Allium cepa L.) de verão, os produtores devem optar por variedades que tenham características específicas. Recomendo levar em consideração alguns fatores comuns, como a adaptação da cultivar à região de plantio, formato de bulbo que atenda o mercado consumidor, coloração amarelada ou roxa e época de plantio desejada, visando materiais com menor volume de formação de pele e com resistência às principais doenças da região de plantio.

O uso de cultivares não adaptadas à região produtora pode resultar em safras frustrantes no que se refere à qualidade e produtividade de bulbos comerciais.

Ciclo curto

Atualmente, um material de ciclo curto está classificado entre 110 – 130 dias, variação que vai depender da região produtora, que no Brasil é muito extensa. Mas, de uma maneira bem técnica, uma cultivar de dias curtos exige de 11 a 12 horas/luz/dia.

Para a cebola de verão, o ciclo curto tem características importantes, mas é importante que o produto observe e escolha um material com pouca formação de pele e que apresente mais resistência a doenças de sua região de plantio. Devemos levar esses fatores em consideração, porém, sem deixar de lado a qualidade do produto.

O motivo de se escolher um material com características de ciclo mais curto, em especial, é que quanto menos tempo a cebola gastar para chegar ao seu ponto de colheita, menos o produtor deixará de gastar com insumos para controle de pragas e doenças, assim como acontecerá com a irrigação, que traz um custo considerável também, mesmo em épocas de chuvas.

Ainda como vantagem desses materiais está a resistência a doenças, que ajudará no manejo da cultura, pois produzir cebola no verão, com a “presença de muitas chuvas”, significa mais trabalho e investimentos financeiros.Já a escolha por um material com características de pouca pele tem como característica manter e/ou atingir melhor qualidade e alto padrão de cura da cebola, resultando em menor ataque de doenças de final de ciclo, que chamamos de camisa d’água (podridão de erwinia).Essa doença causa muitos estragos e traz prejuízos consideráveis à atividade.

Tiago Henrique Costa Silva, consultor em cereaisHF - Crédito Arquivo pessoal
Tiago Henrique Costa Silva, consultor em cereaisHF – Crédito Arquivo pessoal

Tolerância aos fungos

Existem muitos materiais disponíveis no mercado, desenvolvidos por excelentes empresas dotadas de bastante tecnologia. Recomendo que o agricultor, em cada região, procure um engenheiroagrônomo especialista nessa cultura, e também busque informações com representantes e técnicos das empresas fornecedoras de sementes de cebola.

Com essas informações em mãos, certamente o produtor terá boas opções de optar pelo melhor material de plantio, tipo de adubação exigido, ciclo, resistência a doenças, entre outras informações pertinentes.

Custo de produção

O custo de produção da cebola é muito elevado. Por isso, sugiro a quem for trabalhar nessa modalidade, que faça muita pesquisa, converse com produtores experientes e profissionais da área, visite diferentes regiões produtoras para se informar das diferentes realidades. Trata-se de uma cultura fantástica, mas que exige investimentos médios de R$ 35.000,00/ha, dependendo da região.

 

Rentabilidade

O mercado da cebola é muito instável, com alta e baixa de preços constante dentro de um mesmo ano. Trabalhamos com material muito perecível, o que exige um escoamento rápido e eficaz da produção, que não permite a armazenagem para esperar preços melhores.

Assim, o planejamento e ter conhecimento de mercado são ferramentas úteis para ajudar na tomada de decisões certas quanto ao tamanho da área a ser plantada, épocade cultivo e nível de investimento a ser adotado. Entretanto, baseado no último ano, os produtores de cebola tiveram um ano praticamente só de lucro, os preços de cebola atingiram níveis históricos que ninguém esperava, muita gente se capitalizou e fez reservas financeiras.

Para 2016 há a tendência de ser bom para a cultura também, não como em 2015, mas esperamos bons preços.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes