17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Cenoura híbrida proporciona mais resistência às doenças?

Cenoura híbrida proporciona mais resistência às doenças?

Autor

Iuri Gabriel Rodrigues
Técnico em Química e graduando em Engenharia Agronômica
Iurigabriel080@gmail.com
Créditos: Shutterstock

A cultura da cenoura ocupa lugar de destaque no agronegócio de hortaliças no Brasil. Atualmente está entre as cinco mais importantes e cultivadas no País. Ocupa aproximadamente 25 mil hectares, com produção estimada em mais de 750 mil toneladas. Entre as principais regiões produtoras de cenoura no Brasil estão: São Gotardo (MG), Marilândia do Sul (PR), e Irecê (BA).

O uso de sementes híbridas de cenoura aumenta a produção, a padronização das raízes e a resistência à queima-das-folhas, causada por Alternaria dauci e Cercospora carotae na cultura da cenoura, o que irá propiciar um maior retorno econômico para o produtor.

Resistência

A cenoura híbrida é oriunda do cruzamento entre duas linhagens puras, que contêm qualidades genéticas diferentes. Por exemplo: uma linhagem contém resistência à Alternaria dauci e alta produtividade.

Já a outra contém resistência à Cercospora carotae e melhor padrão de classificação. Com o cruzamento destas linhagens podemos obter um híbrido que contenha resistência a Cercospora carotae e Alternaria dauci (doenças), bem como alta produtividade e melhor padrão de classificação (qualidade).

Em resumo, ela se torna um híbrido de qualidade superior, pois adquiriu o que tinha de melhor em genética das duas linhagens mãe. É por esse fato que a cenoura híbrida possui maior resistência contra doenças e padrões de qualidade superior.

Doenças

Hoje os principais híbridos do mercado possuem resistência à Alternaria dauci (mancha de alternária), que nas folhas aparecem pequenas manchas de coloração marrom-escura ou preta, circundadas por áreas amareladas, principalmente nas margens.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.