17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Florestas Cerveja de pinhão sustentável terá safra 2016

Cerveja de pinhão sustentável terá safra 2016

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

Uma cerveja produzida no Paraná feita de pinhões coletados de acordo com padrões sustentáveis que protegem a Floresta com Araucárias ganhou mais uma safra em maio. A bebida é produzida com insumos do Araucária+, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), de Santa Catarina.

O objetivo dessa iniciativa é conservar a floresta agregando valor aos produtos extraídos dela ““ como o pinhão, que é a semente da araucária, e a erva-mate, planta nativa desse ecossistema, a partir da qual são feitas várias bebidas consumidas em todo o País.

A iniciativa beneficia os produtores que seguem o padrão sustentável indicado, que inclui orientações de coleta das pinhas, entre outras ações de manejo responsável das áreas naturais da propriedade.

Segundo o gestor da cervejaria Insana, Pedro Reis, a receptividade do mercado à cerveja de pinhão superou as expectativas. “No ano passado, quando aderimos ao Araucária+, tivemos um aumento de 120% nas vendas da cerveja, comparando com 2014“, afirma.

Pedro Reis acredita que isso se deu ao fato de já no rótulo constar que a bebida é produzida de forma sustentável. “Esse grande aumento nas vendas confirma que o consumidor valoriza a redução do impacto no meio ambiente, e por isso nesse ano continuaremos com a parceria“, destaca.

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

A iniciativa

Guilherme Karam, coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário, explica que os produtores que se comprometem a seguir os padrões sustentáveis, como não realizar queimadas nem extrair as pinhas verdes, recebem cerca de 30% a mais pelo quilo do pinhão, além de contribuir para a redução do impacto gerado nas florestas nativas. É uma lógica em que todos saem ganhando“, completa Karam.

Outra medida importante citada por Karam é que os produtores devem deixar 20% das pinhas nos pinheiros para não prejudicar a disponibilidade de pinhão para aves e roedores. Essa atitude também permite a regeneração natural da floresta.

No mercado

A nova safra da cerveja de pinhão, que é produzida sazonalmente apenas quando a extração do pinhão é autorizada (início em abril) foram envasadas 45 mil garrafas, que têm como destino principalmente os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cerca de 800 kg de pinhão provenientes do planalto serrano de Santa Catarina foram utilizados na cerveja.

Essa matéria você encontra na edição de julho/agosto 2016  da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira já a sua.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes