17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Como melhor arranque inicial do milho com as algas?

Como melhor arranque inicial do milho com as algas?

Autores

Marcos Vinícius Vieira dos Santos
Graduando em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas
Jadiel Vieira Cordeiro
Graduando em Zootecnia – UFRA Paragominas
Letícia de Abreu Faria
Doutora e professora – UFRA Paragominas
evazoot@yahoo.com.br
Fotos: Shutterstock

O uso de algas marinhas já não é novidade, pois atualmente no mercado tem-se desde cosméticos até produtos para utilização na agricultura. A busca por tecnologias dos sistemas agropecuários resulta em aumento de produtividade e sustentabilidade, por isso a importância dos estudos e pesquisas, que auxiliam profissionais a produzir de forma consciente e, dessa forma, tanto as pessoas quanto o meio ambiente saem ganhando.

Opções

Existem duas espécies de algas mais usadas na agricultura, a Lithothamnium calcareum e a Ascophyllum nodosum, porém, os principais estudos sobre a utilização de algas na agricultura compreendem a espécie Ascophyllum nodosum, pois enquanto a primeira promove o crescimento do sistema radicular, a A. nodosum estimula o crescimento do sistema radicular e também da parte aérea, tendo assim uma maior produtividade no campo.

As algas têm sido utilizadas na agricultura devido às suas atuações em induzir resistência a doenças nas culturas, estimular o crescimento de plantas e por contribuir com as atividades antimicrobianas. O estímulo ao crescimento tem estimulado sua utilização, principalmente na fase de formação, por trazer benefícios para as culturas.

No milho, a aplicação de algas no início de seu desenvolvimento reduz o estresse hídrico em consequência do aumento do sistema radicular. Assim, as raízes captam mais água e nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

De onde vêm

Para que a alga seja utilizada na agricultura são necessários os processos de extração e posteriormente por processos de diluição em água e, então, ser aplicada como um bioestimulante juntamente aos fertilizantes.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.