Autores
Marcos Vinícius Vieira dos Santos
Graduando em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Paragominas
Jadiel Vieira Cordeiro
Graduando em Zootecnia – UFRA Paragominas
Letícia de Abreu Faria
Doutora e professora – UFRA Paragominas
evazoot@yahoo.com.br
O uso de algas marinhas já não é novidade, pois atualmente no mercado tem-se desde cosméticos até produtos para utilização na agricultura. A busca por tecnologias dos sistemas agropecuários resulta em aumento de produtividade e sustentabilidade, por isso a importância dos estudos e pesquisas, que auxiliam profissionais a produzir de forma consciente e, dessa forma, tanto as pessoas quanto o meio ambiente saem ganhando.
Opções
Existem duas espécies de algas mais usadas na agricultura, a Lithothamnium calcareum e a Ascophyllum nodosum, porém, os principais estudos sobre a utilização de algas na agricultura compreendem a espécie Ascophyllum nodosum, pois enquanto a primeira promove o crescimento do sistema radicular, a A. nodosum estimula o crescimento do sistema radicular e também da parte aérea, tendo assim uma maior produtividade no campo.
As algas têm sido utilizadas na agricultura devido às suas atuações em induzir resistência a doenças nas culturas, estimular o crescimento de plantas e por contribuir com as atividades antimicrobianas. O estímulo ao crescimento tem estimulado sua utilização, principalmente na fase de formação, por trazer benefícios para as culturas.
No milho, a aplicação de algas no início de seu desenvolvimento reduz o estresse hídrico em consequência do aumento do sistema radicular. Assim, as raízes captam mais água e nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
De onde vêm
Para que a alga seja utilizada na agricultura são necessários os processos de extração e posteriormente por processos de diluição em água e, então, ser aplicada como um bioestimulante juntamente aos fertilizantes.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.