17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Como produzir muda de beterraba na fazenda

Como produzir muda de beterraba na fazenda

Marçal Henrique Amici Jorge

Pesquisador da área de Produção de Mudas da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF)

 

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

Para se produzir mudas de beterraba com qualidade satisfatória devemos fornecer condições que propiciem um bom crescimento e desenvolvimento dessas mudas.

São os chamados ambientes protegidos que, como o próprio nome diz, protegem contra intempéries e a entrada de pragas e doenças na área de produção. Muitas vezes o agricultor não tem condições ou tempo para montar esta estrutura, que necessita de investimento e planejamento.

Dessa forma, viveiristas especializados ficam por conta dessa produção e esses agricultores adquirem as mudas, as quais são transplantadas no campo de produção propriamente dito. Essa é uma tendência que tem sido confirmada nos maiores polos produtores de hortaliças no Brasil.

Dicas importantes

Uma boa opção para se produzir mudas de beterraba é adotar o sistema de produção em bandejas de células – que proporciona uma série de vantagens que culmina com a produção de mudas de elevado padrão – muito utilizado para a produção de mudas de outras hortaliças também.

Podem ser de isopor ou plástico preto (rígido ou flexível). As bandejas são preenchidas com substrato específico para produção de mudas de hortaliças e o semeio é feito na sequência. Após a emergência das mudas, concilia-se o tempo de produção com as características fitotécnicas para a tomada de decisão sobre a fase ideal de transplante (plantio) dessas mudas.

Geralmente, essa fase se dá quando as mudas atingem de 07 a 10 cm de altura (04 a 06 folhas). As folhas devem estar bem formadas e o sistema radicular bem distribuído.

Uma muda de qualidade garante boa lavoura - Fotos Shutterstock
Uma muda de qualidade garante boa lavoura – Fotos Shutterstock

Cuidados

Os principais cuidados durante a produção são um bom manejo da irrigação (água de boa qualidade e na quantidade certa)e da nutrição (de acordo com as recomendações técnicas para a cultura e análise química e física do substrato), controle adequado da luminosidade e da temperatura (utilização de telas e plásticos dentro das especificações técnicas recomendadas) no ambiente protegido e controle preventivo de possíveis pragas e doenças (independente do sistema adotado).

Importânciada muda para o sucesso da plantação

A muda (lote) produzida de acordo com as recomendações técnicas expressa todo o seu potencial genético, fisiológico e sanitário, com garantia inicial no campo de plantas bem desenvolvidas e produtivas.

Na produção de mudas de beterraba em ambientes protegidos o índice de infestação por pragas e doenças é muito baixo, pois se prioriza o manejo preventivo. Ou seja, o ambiente interno precisa estar limpo e protegido contra a entrada de insetos-praga ou vetores de doenças.

A vestimenta e calçados dos funcionários também precisam ser limpos. As bandejas, como são reutilizáveis, prioritariamente precisam ser limpas e sanitizadas antes de qualquer uso.

O substrato deve ser produzido com boas práticas na propriedade ou adquirido de empresas idôneas para evitar possíveis focos de doenças e pragas. As sementes devem ser também de fontes confiáveis, pois podem trazer patógenos para dentro do ambiente protegido e comprometer a produção.

As doenças e pragas que possivelmente podem estar presentes são: lagarta-rosca, lagarta-elasmo, vaquinha, pulgões, nematoides e podridões ou manchas causadas por fungos e bactérias.

Fotos Shutterstock
Fotos Shutterstock

Direto ao alvo

No sistema de produção de mudas em bandejas, todo o manejo é voltado para uma produção bem uniforme. A qualidade das sementes também é muito importante para manter um estande satisfatório (germinação das sementes e emergência das plântulas uniformemente).

De qualquer forma, podem ser encontradas mudas que não se desenvolveram adequadamente. Deve-se, então, descartá-las para não comprometer o campo de produção com plantas menos vigorosas e pouco produtivas.

Custo

O custo de produção varia bastante de região para região, pois vários fatores estão envolvidos, como estrutura de produção, mão de obra, tipo de bandeja utilizada e disponibilidade de sementes e substrato de boa qualidade.

Por exemplo, o custo de produção de mudas de beterraba de um pequeno produtor de mudas em uma microrregião do Distrito Federal, adotando-se o sistema de produção em bandejas de plástico flexível com 200 células, substrato comercial à base de turfa, sementes adquiridas de empresa idônea e estrutura de madeira coberta com plástico e tela nas laterais, fica em torno de 7,0% para mão de obra, 41,8% para sementes, 14% para substrato, 16,7% para recipiente, 10,5% para estrutura e outros insumos e 10% para irrigação.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de março 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes