Autores
Ronaldo Machado Junior
ronaldo.juniior@ufv.br
Rebeca Lourenço de Oliveira
rebecalourencoo@gmail.com
Engenheiros agrônomos, mestres em Fitotecnia e doutorandos em Genética e Melhoramento – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
A abobrinha (Cucurbita pepo L.) é conhecida no Brasil como abobrinha italiana, abóbora de moita ou abobrinha de tronco. Possui frutos de formato cilíndrico/cônico e coloração verde clara com estrias verde escuras, sendo uma das dez hortaliças de maior valor econômico e produção nacional.
As abobrinhas são cultivadas principalmente em pequenas propriedades e oriundas de mão de obra familiar. Tal fato contribui para a manutenção do homem no campo e ao mesmo tempo estimula a geração de empregos, pois as atividades são desenvolvidas com baixa utilização de maquinários agrícolas.
Entretanto, nos últimos anos o uso de telados e ambientes protegidos vem crescendo para este tipo de cultivo, devido aos acréscimos na produtividade e qualidade em função da adoção que este tipo de tecnologia proporciona, sobretudo na estação chuvosa.
Entenda melhor
O cultivo protegido se caracteriza por ser um sistema de produção agrícola especializado, que possibilita certo controle das condições climáticas, como: temperatura, umidade do ar, radiação, vento e composição atmosférica. Além disso, o cultivo protegido permite a realização de cultivos em épocas que normalmente não seriam escolhidas para a produção a céu aberto, maximizando as taxas de crescimento das espécies vegetais e possibilitando a redução do ciclo da cultura.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.