17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Como utilizar fertilizantes organominerais na cana-de-açúcar?

Como utilizar fertilizantes organominerais na cana-de-açúcar?

Autor

Regina Maria Quintão Lana
Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Reginaldo de Camargo
Professor de Gestão Ambiental na Agricultura – UFU
Mara Lúcia Martins Magela
maralumm@hotmail.com
Danyela Cristina Marques Pires
Doutorandas em Agronomia – UFU
Danyelle Monte Ribeiro
Engenheira Agrônoma – UNITRI

Crédito: Ana Maria Diniz

O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) do mundo. Esta cultura é considerada uma das grandes alternativas para o setor sucroalcooleiro devido ao seu elevado potencial de produção de açúcar e etanol e seus respectivos subprodutos. Estima-se que a produção de cana-de-açúcar da safra 2019/20 será de 615,98 milhões de toneladas (Conab, 2019).

Sabe-se que a nutrição adequada de uma cultura é uma prática indispensável para a obtenção de altas produtividades. De acordo com Korndörfer (1994), a qualidade tecnológica da cana-de-açúcar está diretamente relacionada à adubação. Trata-se de uma cultura que produz grande quantidade de biomassa, e por isso retira e acumula grande quantidade de nutrientes.

Diante da importância, extensão e volume de produção da cultura, é imprescindível a busca por novas tecnologias que possibilitem atingir o seu máximo potencial produtivo dentro de um manejo economicamente viável e ambientalmente mais sustentável.

Neste contexto, com o objetivo de atender mais eficientemente as demandas nutricionais da cana-de-açúcar, a aplicação de fertilizantes organominerais na cultura tem se mostrado muito promissora.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.