A irrigação e suas técnicas serão debatidas de 21 a 23 de março na 22ª edição da maior feira de cafeicultura irrigada do País
O Triângulo Mineiro já se prepara para receber grandes nomes da cafeicultura. Trata-se da Fenicafé ““ Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que reúne especialistas, estudantes e produtores de café em um mesmo espaço. É uma grande oportunidade para discussão de aspectos relevantes da cafeicultura irrigada que tem contribuÃdo para o crescente cultivo dessa modalidade no Brasil. Neste ano a feira acontece de 21 a 23 de março m 2016, no Pica Pau Country Club, em Araguari (MG).
Promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a Fenicafé é dividida em três partes: o Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura e o Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.
Para Claudio Morales Garcia, presidente da ACA, o congresso apresenta todos os anos o que há de mais moderno no setor cafeeiro. “É um lugar para troca de experiências e de divulgação de novas técnicas de plantio, cuidados e colheita de um dos principais produtos produzidos no Brasil, o café“, salienta.
Público
A organização espera superar em 2017 o público 20 mil visitantes registrados na última edição. Com cerca de 60 expositores, que ocupam mais de 90 estandes, a feira espera um volume de negócios superior a R$ 35 milhões.
Serão três dias de evento com palestras, painéis, workshop e debates, contribuindo com informações necessárias para a melhoria contÃnua da produção do café nacional.
Os debates trazem a tecnologia para facilitar o processo cafeeiro e o conhecimento para que o café tenha cada vez mais qualidade, valor diante do consumidor e maior poder de comercialização, com lavouras ambiental e socialmente corretas.
Visita técnica
Representantes de 13 países, entre eles Bulgária, Chile, China, Costa Rica, Inglaterra, França, Índia, Irlanda, Sri Lanka, Tailândia, Alemanha, SuÃça e Brasil, participaram na última semana de janeiro de uma visita técnica ao Campo Experimental Izidoro Bronzi.
Durante a visita, eles conheceram as dependências do Campo e o doutor e professor André Luís Fernandes, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e pesquisa da Uniube fez uma apresentação das pesquisas realizadas na área da cafeicultura irrigada.
O Campo Experimental fica em uma área arrendada pela ACA e teve suas atividades iniciadas em 2009. O Campo foi implantado com o objetivo de fomentar pesquisas nas diversas áreas da cafeicultura, com ênfase nos trabalhos de irrigação, tratos nutricionais, tratos fitossanitários e culturais, além do melhoramento genético e qualidade do café.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Procafé, Ministério da Agricultura, Universidade de Uberaba e Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, o Campo ocupa uma área de cinco hectares, abrigando 30 trabalhos experimentais envolvendo pesquisas técnicas de irrigação, nutrição, podas, fisiologia, vegetal, variedades, defensivos agrícolas, dentre outros.
Organização
A Fenicafé é promovida pela ACA e Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), Embrapa Café, Prefeiturae Câmara Municipal de Araguari.
           Para conhecer mais sobre a feira, visite as páginas do evento na internet e nas redes sociais: www.fenicafe.com.br, www.facebook.com/fenicafe, www.youtube.com/fenicafeari.