17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Correto manejo nutricional da videira

Correto manejo nutricional da videira

 

Marco AntonioTecchio

Engenheiro agrônomo, doutor e professor – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)

tecchio@fca.unesp.br

Marlon Jocimar Rodrigues da Silva

Engenheiro agrônomo, pós-doutorando em Agronomia (Horticultura) – UNESP/FCA

Crédito Jailson Lira

Entre as inúmeras práticas culturais visando o aumento da produtividade e qualidade da uva, merece destaque a aplicação balanceada de nutrientes, em quantidades e proporções adequadas para a cultura da videira, mediante adubações equilibradas.

Verifica-se que, embora a prática da adubação seja feita pela maioria dos viticultores, eles a fazem sem conhecimento das reais condições de fertilidade do solo e das necessidades nutricionais das plantas. Dessa maneira, os desequilíbrios nutricionais encontrados nos vinhedos tornam-se frequentes, resultando em queda na produção e na qualidade dos frutos.

 

Essencialidade

Crédito Shutterstock

Dos elementos extraídos pela planta do solo, 14 são considerados essenciais, podendo ser classificados em dois grupos de acordo com a quantidade em que se encontram nos solos e nos vegetais:

†Macronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Quantidades exigidas em kg ha-1.

†Micronutrientes: boro (B), cobre (Cu), cloro (Cl), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), zinco (Zn) e níquel (Ni). Quantidades exigidas em g ha-1.

A deficiência de nutrientes minerais no solo pode acarretar diversos problemas para a produção, causando alterações no metabolismo da planta e no suprimento adequado do elemento. Quando isso ocorre, as plantas apresentam sintomas indicadores dedeficiências. Estes indicadores dependem da função do elemento deficiente e da sua mobilidade no vegetal.

 

De olho nos sintomas

Para o bom manejo nutricional da videira, o primeiro passo a ser realizado é a amostragem de solo – Crédito Shutterstock

Os sintomas de deficiência mineral podem aparecer nas folhas novas ou nas mais velhas, a depender da mobilidade do nutriente na planta e a habilidade da planta em translocar estoques existentes deste nutriente.

Os íons N, P, K, Mg e Cl apresentam maior mobilidade, assim, os sintomas iniciais de suas deficiências se manifestam nas folhas mais velhas; S, Cu, Fe, Mn, Zn e Mo, que são íons de pouca mobilidade, e Ca e B que são imóveis, manifestam seus sintomas de deficiência primeiramente nas folhas mais novas.

 

Exigência nutricional da videira

Crédito Jailson Lira

A exigência nutricional refere-se à quantidade de nutrientes que a videira retira do solo, do adubo e do ar atmosférico durante um ciclo de produção. A determinação da quantidade de nutrientes extraídos pelos cachos, folhas e ramos da videira é muito importante, pois em função desses valores é possível estabelecer uma ordem decrescente de exigência da cultura pelos macro e micronutrientes, auxiliando nos programas de adubação.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes