17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Cultivar de soja se destaca pela tolerância ao estresse hídrico

Cultivar de soja se destaca pela tolerância ao estresse hídrico

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A cultivar TMG 1180RR, desenvolvida pela Tropical Melhoramento e Genética (TMG), tem apresentado na safra de soja 2015/16 comportamento diferenciado com relação à tolerância ao estresse hídrico, com visual de superioridade na comparação com diversas variedades de mesmo ciclo em lavouras onde a estiagem está mais evidente.

O desempenho foi confirmado pelos técnicos da TMG em áreas com plantio da cultura no médio norte do Estado de Mato Grosso, principalmente nas regiões de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

“Temos comprovado o visual de superioridade da TMG 1180RR na tolerância ao estresse hídrico desde o ano passado, e esse diferencial dá mais segurança ao produtor“, destaca José Francisco Martins, gestor de Desenvolvimento de Mercado da TMG no cerrado.

Nos resultados de lado a lado na safra 2014/15, de 138 confrontos em áreas de Mato Grosso, a cultivar venceu em 59%, com produtividade de 60,2 sc/ha, contra 58 sacas de outras variedades. O resultado também foi positivo em Goiás, com 51% de vitória e 66,58 sc/ha, contra 64,01 sacas das demais.

Recomendações

Além desses Estados, a cultivar é recomendada para Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e Piauí e indicada para abertura de plantio, com alto potencial produtivo e ciclo precoce, além de crescimento semideterminado e boa tolerância ao acamamento. “A variedade é uma boa opção para a safrinha“, explica Martins.

O gestor acrescenta que outra característica interessante é que, apesar do material exigir alta fertilidade, também se comporta bem em solos de média fertilidade, em razão do sistema radicular agressivo.

Quanto às reações a nematoides e doenças, a cultivar é resistente a nematoide de cisto da raça 3, pústula bacteriana, mancha olho-de-rã e cancro da haste. O produtor de Lucas do Rio Verde (MT), Rogério José Morandini, descreve algumas das características da variedade. “A TMG 1180RR tem ciclo semideterminado, com arquitetura moderna e de fácil manejo, uma boa tolerância ao acamamento e com alto potencial produtivo“.

Quem é ela

A TMG é uma empresa brasileira de melhoramento genético de soja e algodão com sede em Cambé (PR). É focada em desenvolver cultivares produtivas, dotadas de tecnologias que facilitam o dia a dia no campo, proporcionando maior segurança e rentabilidade ao produtor rural. É líder de mercado de soja no cerrado brasileiro e sua participação no mercado de algodão no Brasil aumentou duas vezes com relação à safra 2013/14.

Essa matéria você encontra na edição de maio 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes