Fábio GelapeFaleiro
Pesquisador de Genética e Biotecnologia – Embrapa Cerrados
Â
A cultura do maracujá vem ocupando um lugar de destaque na fruticultura tropical, um segmento que se expandiu como um todo nos últimos 30 anos. Representa uma boa opção entre as frutas por oferecer o mais rápido retorno econômico, bem como a oportunidade de uma receita distribuÃda pela maior parte do ano.
Em 2016 foram cultivados 50 mil hectares com maracujá, que produziram 703 mil toneladas e produtividade de 14,1 ton/ha. A principal região produtora é o Nordeste, com 70%, sendo que o Estado da Bahia é responsável por quase a metade da produção nacional.
O Distrito Federal é a região com maior produtividade média, acima de 30 ton/ha, chegando, em locais de alta tecnologia, a mais de 50 ton/ha a céu aberto e mais de 90 ton/ha em estufas. Estes produtores do DF utilizam sementes híbridas geneticamente melhoradas e tecnologias no sistema de produção, como a adequada correção da acidez e fertilidade do solo, fertirrigação, podas, polinização manual e adequado tratamento fitossanitário das plantas, baseado no manejo integrado de pragas e doenças.
A parceria entre pesquisa, extensão rural e o produtor é um dos segredos do sucesso dos produtores desta região.
Demanda
Atualmente, há demanda de em todas as regiões e Estados do Brasil por frutas frescas e por sucos concentrados e prontos para beber, em destaque o Estado de São Paulo, por meio da rede de distribuição do Ceagesp.
As mudas
A qualidade genética, fitossanitária e fisiológica das mudas é a base para o sucesso do pomar. De nada adianta fazer altos investimentos no sistema de produção (fertirrigação, podas, controle fitossanitário, polinização, etc.) se as mudas não tiverem qualidade, principalmente genética. A obtenção de sementes e mudas a partir de viveiristas e empresas idôneas e credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é de fundamental importância.
Do plantio à colheita
O primeiro passo para implantar um pomar de maracujá é fazer o planejamento e obter informações técnicas para o manejo da cultura, do plantio à colheita. Essas informações estão relacionadas à escolha do local, correção da acidez e fertilidade do solo, estabelecimento de práticas de manejo do solo e da água, espaldeiramento, fertirrigação, obtenção de sementes e mudas de cultivares geneticamente melhoradas, abertura das covas e adubações de plantio, podas, adubações de formação e produção, polinização manual, controle fitossanitário por meio de práticas de manejo integrado de pragas e doenças, colheita e pós-colheita e comercialização da produção.
Antes de implantar o pomar é importante o produtor saber para quem e como vai comercializar sua produção, e gastar parte do seu tempo para conquistar clientes e abrir diferentes canais de comercialização, seja como fruta fresca, como polpa integral ou concentrada e como produtos processados com alto valor agregado.
Como acertar
O principal erro que deve ser evitado é implantar um pomar sem planejamento. O produtor deve encarar seu pomar de forma empresarial, contabilizando as despesas e as receitas e obtendo todas as informações tecnológicas para que o cultivo tenha boa produtividade e propicie um retorno financeiro para que a atividade tenha sustentabilidade.
Novidades
A cada ano surgem novidades sobre o desenvolvimento de novas cultivares e sobre o sistema de produção. Com relação às novas cultivares, destaque para o lançamento de cultivares de maracujazeiro silvestre, como a BRS Pérola do Cerrado, a BRS Sertão Forte e a cultivar de maracujazeirodoce,BRS Mel do Cerrado.
Em relação ao sistema de produção, podemos citar o cultivo do maracujá em estufae inovações relacionadas ao manejo integrado de pragas e doenças, além de novidades relacionadas ao uso múltiplo (polpa, sementes, casca, folhas, flores) e diversificado (azedo, doce, silvestre e ornamental) dos maracujás.
Â