17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Desperfilhador para bananeiras já está disponível para os produtores

Desperfilhador para bananeiras já está disponível para os produtores

Luadir Gasparotto

Pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental

 

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

A bananeira produz muitos perfilhos ou brotos, o que resulta em uma quantidade elevada de plantas em cada touceira. A competição entre elas reduz a produção do bananal e a qualidade dos frutos.

Para que a produção seja mantida da forma ideal, é fundamental realizar o desperfilhamento, conduzindo a touceira com uma mãe, um filho e um neto. Assim, o agricultor deve selecionar os perfilhos vigorosos e eliminar os demais. O desperfilhamento é crucial para o sucesso do plantio e para aumentar a vida útil dos bananais.

O desperfilhador por roto-compressão é um equipamento simples, desenvolvido pela Embrapa para desperfilhar bananeiras. O equipamento funciona apenas com a força do operador, não sendo necessária qualquer energia complementar, como baterias ou eletricidade.

Para começar o trabalho, o operador deve segurar o guiador do equipamento com as duas mãos e colocar a extremidade inferior no perfilho já cortado, onde fica a gema apical. Esta extremidade inferior do desperfilhador é formada por uma broca, semelhante a uma pua com rosca-sem-fim.

Com a aplicação da força do operador para baixo, uma mola do desperfilhador é comprimida, fazendo a broca girar e penetrar o perfilho, destruindo sua gema apical. Com a utilização do desperfilhador acontece o dilaceramento dos tecidos da gema apical.

O projeto

O desperfilhador foi desenvolvido por uma equipe da Embrapa Amazônia Ocidental, localizada em Manaus, formada pelos pesquisadores LuadirGasparotto, José Clério Rezende Pereira e Adauto Maurício Tavares, e pelo técnico Ricardo Pessoa Rebello.

A ideia de criar o equipamento surgiu quando se notou que a ferramenta Lurdinha, usada em todo o Brasil desde a década de 1970 para realizar o desperfilhamento da bananeira, não era tão eficiente quanto desejado.

O desperfilhador por roto-compressão é mais eficiente e ergonômico do que a Lurdinha. Além disso, o trabalho é realizado com mais rapidez. Em testes realizados no município de Presidente Figueiredo (AM), em área de produtores de banana, o equipamento apresentou eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos.

Com o desperfilhador por roto-compressão, apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos voltou a brotar. O percentual de rebrota com a Lurdinha chegou aos 22,52%.

O desperfilhador por roto-compressão também agiliza o trabalho do agricultor. Nos testes, para eliminar mil perfilhos com a “Lurdinha” foram necessárias 4h44. Com o novo equipamento a economia de tempo foi de quase uma hora e ficou em 3h45.

Por ser mais ergonômico, o novo desperfilhador também apresenta a grande vantagem de exigir menos esforço do operador, o que facilita a vida do agricultor.

A eficiência do equipamento é de 100%, enquanto que com a Lurdinha a eficiência é de cerca de 80%. O novo desperfilhador representa para o agricultor economia de tempo e de mão de obra.

Essa matéria você encontra na edição de setembro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes