17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Dia de campo - Manejo Sustentável da Cultura da Batata

Dia de campo – Manejo Sustentável da Cultura da Batata

Renato Passos Brandão

Gestor Agronômico da Bio Soja

Emanuel Alexandre Coutinho Pereira

Consultor de Vendas da Agrozap de Uberaba (MG) para HF

Rafael Bianco Roxo

Estagiário do Deptº Agronômico da Bio Soja

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Em 9 de agosto deste ano foi realizado o 2º Dia de Campo organizado pela Agrozap, em parceria com três fornecedores de insumos agrícolas (Bayer Agroscience, Bio Soja e Valoriza Fertilizantes), na propriedade de José Dinho Varaldo, conhecido como Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG).

O número de participantes foi de aproximadamente 50 produtores rurais, consultores e profissionais das empresas participantes, ficando acima das melhores expectativas.

A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) - Crédito Bio Soja
A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) – Crédito Bio Soja

Etapas

O Dia de Campo foi dividido em quatro etapas. Na primeira, a Valoriza Fertilizantes apresentou a sua linha de fertilizantes organominerais. São fertilizantes granulados fornecedores de nutrientes às plantas, com altos teores de substâncias húmicas (SH).

As SH são o estágio final da humificação dos resíduos orgânicos e a fração mais ativa da matéria orgânica. Elas estimulam o enraizamento da batata, melhoram a eficiência das plantas na absorção dos nutrientes e ainda tornam as culturas mais tolerantes aos estresses bióticos e abióticos.

Na segunda etapa, a Bayer Agroscience apresentou seus produtos para a cultura da batata, com destaque para o Serenade.

Na terceira etapa, Renato Brandão, Gestor Agronômico da Bio Soja, salientou a importância do manejo nutricional para a obtenção de tubérculos com melhor qualidade e aumento na produtividade da batata. Além disso, foi abordada a importância da análise foliar realizada na amontoa da batata para o monitoramento nutricional da cultura e a realização de possíveis ajustes nutricionais via adubação foliar.

A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) - Crédito Bio Soja
A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) – Crédito Bio Soja

Equilíbrio total

De maneira geral, as principais deficiências nutricionais nas lavouras de batata em Uberaba e região são o boro, potássio e zinco. As deficiências de zinco ocorrem com mais frequência em solos argilosos e naqueles recém-cultivados com batata, sem histórico de cultivo de culturas anuais ou batata.

O profissional da Bio Soja também enfatizou a importância da utilização do Fertilis® Mol via foliar com o intuito de melhorar o metabolismo do nitrogênio na batata, tornando mais eficiente a conversão do nitrogênio mineral em compostos orgânicos nitrogenados, dentre os quais os aminoácidos e as proteínas.

Para minimizar os estresses bióticos e abióticos, é fundamental a utilização de bioestimulantes no sulco de plantio (Humic) e via foliar (Bioenergy® e Bioamino® Extra).

A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) - Crédito Bio Soja
A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) – Crédito Bio Soja

Fim do dia

O Dia de Campo foi finalizado com uma visita conduzida por Emanuel Coutinho, da Agrozap,aos ensaios de campo com os produtos das empresas participantes do evento.

A utilização dos produtos recomendados por elas propiciou maior uniformização no tamanho dos tubérculos de batata, com maior porcentagem de tubérculos classificados como extra e primeira, e aumento na produtividade da cultura.

Foto 05A Agrozap promoveu o 2º Dia de Campo, na propriedade de Dinho Varaldo, em Almeida Campos (MG) - Crédito Bio Soja

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes