Laila de Carvalho Henrique
Graduanda em Engenharia Agronômica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) ““ CSL e coordenadora de Ensino e Extensão – Gefit
Fernanda Alves Gomes
Gabriela Diniz Amorim
Graduandas em Engenharia Agronômica UFSJ ““ CSL e assistentes de Ensino e Extensão – Gefit
A principal safra da cultura da batata nas áreas das regiões sul e sudeste do Brasil é a “das águas“, plantada em agosto-dezembro e colhida a partir de novembro. O plantio “de inverno”, realizado de abril a julho e colhido em julho-outubro, é também praticado nessas mesmas regiões, em locais onde não ocorrem geadas, mas depende de irrigações durante o ciclo de desenvolvimento da cultura.
Já o cultivo “da seca“, que começa em janeiro-março, deve ser realizado o mais cedo possível para evitar as geadas em locais onde ocorre inverno rigoroso. Regiões consideradas não tradicionais para o cultivo da batata, como o Planalto Central e áreas altas na região nordeste, comumente apresentam condições razoáveis de plantio durante o ano, quando não ocorrer excesso de chuva, que dificulta o controle de doenças e prejudica a aparência dos tubérculos. Maiores produtividades e melhor qualidade do produto são obtidas durante o inverno seco, sob irrigação.
A colheita
A época de colheita da batata no Brasil é de três a quatro meses após o plantio, quando as ramas secarem naturalmente, ou de forma antecipada, pela aplicação de herbicida registrado para tal fim, que promove a dessecação das ramas antecipadamente, ou pelo uso de desfolhante.
Em áreas menores ou mais acidentadas, a colheita é realizada manualmente com auxÃlio de enxadas ou utilizando arado de aiveca, com catação manual dos tubérculos. Em áreas maiores e com topografia favorável, a colheita pode ser realizada de forma semimecanizada, com arrancadeiras que desfazem as leiras e expõem os tubérculos para a catação manual, ou mecanizada, por meio de colhedoras tracionadas por trator, que retiram os tubérculos do solo e os transferem parcialmente limpos para os equipamentos de transporte.
Semente de alta qualidade
A batata-semente é um fator fundamental para garantir a qualidade e a produtividade na cultura da batata. O plantio de batata-semente de má qualidade pode comprometer uma safra, mesmo que todas as outras condições sejam altamente favoráveis ao cultivo.
Portanto, recomenda-se a utilização de uma batata-semente com boa sanidade, estado fisiológico e brotação adequada. A boa sanidade da batata-semente é proporcionada pelas práticas relativas ao processo de certificação de sementes, na colheita, seleção, beneficiamento e embalagem, bem como no processo de armazenagem, garantindo níveis toleráveis de doenças conforme padrões previstos em normas oficiais.
Tubérculos com estas características são encontrados em batata-semente produzidas por produtores especializados.
É necessário também que a batata-semente se apresente em bom estado fisiológico e bem conservada, isto é, colhida na época adequada, túrgida e firme. Deve-se evitar a utilização de tubérculos esgotados e murchos, indicativos de uma idade fisiológica muito avançada. O plantio desses tubérculos mal conservados resulta em plantas pouco vigorosas e ciclo vegetativo mais curto, comprometendo seriamente a produção.
Outra característica essencial é a brotação adequada da batata-semente, ou seja, quando os brotos apresentam comprimento próximo de 01 cm. Deve-se evitar o plantio de tubérculos com um único broto ou com brotos pouco desenvolvidos, que dão origem a poucas hastes por cova.
O número reduzido de hastes por cova, além de insuficientes para garantir a produtividade, pode provocar falhas se hastes forem quebradas ou atacadas por doenças ou pragas. O plantio de tubérculos com brotos pouco desenvolvidos pode retardar a emergência, causando crescimento desuniforme das plantas e dificultando os tratos culturais. Em adição, o atraso da emergência expõe os brotos por mais tempo ao ataque de doenças e pragas de solo.
Dicas importantes
O plantio de batata-semente de má qualidade pode comprometer uma safra, mesmo que todas as outras condições sejam altamente favoráveis ao cultivo. Portanto, recomenda-se a utilização de batata-semente com boa sanidade, estado fisiológico e brotação adequados, sendo que tubérculos com essas características são encontrados em batata-semente produzida por produtores especializados.
Portanto, a produção de batata-semente certificada é regulada por normas específicas em cada Estado produtor, todas derivadas da Portaria Federal nº154, de 23 de julho de 1987, e inclui diversas etapas, entre as quais, cultura de tecidos para obtenção de materiais livres de doenças, pré-básica, básica, registrada e certificada.