17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Embrapa desenvolve sachê que permite a liberação controlada de fertilizantes

Embrapa desenvolve sachê que permite a liberação controlada de fertilizantes

 

Sachê biodegradável - Foto Amanda Mazzini
Sachê biodegradável – Foto Amanda Mazzini

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveu um sachê biodegradável que permite a liberação controlada de insumos químicos nas lavouras, diminuindo os riscos de contaminação do meio ambiente e à saúde dos produtores.

A tecnologia leva em sua composição uma mistura de amido e pectina, materiais com elevado teor de biodegradabilidade, que ao ser aplicada no solo é liberada gradualmente, conforme vai se decompondo. Segundo a pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Eliane Paris, o sachê pode levar o insumo que o produtor desejar ““ fertilizante, pesticida ou herbicida. “No método convencional há dispersão desses materiais, com pouco aproveitamento pela planta, e com prejuízo ao meio ambiente“, diz ela.

Sachê biodegradável

A pesquisadora Elaine Paris, que coordena os estudos da Embrapa Instrumentação, explica que a tecnologia consiste em um sachê polimérico biodegradável selado por prensagem, para que possa levar em seu interior o insumo desejado.

A aplicação do sachê tem por objetivo diminuir os riscos de contaminação do meio ambiente e à saúde dos produtores rurais, pela menor manipulação dos agroquímicos. Outra vantagem do sachê é que pode evitar os efeitos da lixiviação, minimizando o risco do agroquímico ser levado pela água da chuva, por exemplo. A quantidade de agroquímico por sachê poderá ser variada de acordo com a aplicação desejada.

A tecnologia pode ser empregada para embalar qualquer tipo de agroquímico, desde que constituído por partículas, sejam nanopartículas ou micropartículas, total ou parcialmente solúveis em água.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes