“Colheita dos Chefs“, da Isla Sementes, discute tendências mundiais de comportamento e consumo na gastronomia
Deixar as panelas, facas, tábuas e receitas um pouco de lado para “por a mão na terra“ e colher alimentos. Parece uma ideia distante quando se fala de profissionais da alta gastronomia, não é mesmo? E é exatamente esse o objetivo da “Colheita dos Chefs“, que acontece no dia 25 de janeiro. Chefs e restaurateurs têm reserva garantida. O evento, criado e organizado pela Isla Sementes, acontece na Estação Experimental ISLA Itapuã, no município de Viamão, RS, região metropolitana de Porto Alegre. A “Colheita dos Chefs“é  direcionada a um grupo de convidados, todos da área gastronômica.
Os chefs não vão apenas conhecer os canteiros de cultivo. Como diz o próprio nome do  evento, eles vão ter a oportunidade de colher hortaliças e temperos num grande passeio pelos campos cultivados com mais de 20 espécies e 200 cultivares. Em seguida, o produto da  colheita vai para a cozinha. “É um modo de integrar todos os elos da cadeia das hortaliças, incluindo formadores de opinião e empresas diretamente ligadas aos consumidores finais”, comenta Diana Werner, Diretora-Presidente e CEO da Isla Sementes. “Queremos ouvir o que eles desejam do ramo da horticultura”, finaliza Diana. A partir desse contato, é possível promover uma comunicação eficaz com o desenvolvimento de produto da Isla e até mesmo com produtores especializados em produtos diferenciados.
Diana ainda revela as novidades para a edição de 2016: “Teremos uma apresentação de Diego Bolson, proprietário da Foodlosofia, situada no México, com tendências mundiais de comportamento e consumo que impactam a alimentação saudável“, diz. A Colheita dos Chefs termina com um jantar a quatro mãos preparado por Marcelo Schambeck, chef do badalado restaurante gaúcho Del Barbiere, indicado pela revista Veja Porto Alegre entre os melhores chefs revelação de 2008 e novamente indicado em 2010, 2011 e 2012 como chef do ano. E a revelação Manu Buffara, do Restaurante Manu de Curitiba, de conceito contemporâneo, menu variado com ingredientes e temperos regionais e clima cosmopolita.
Entre os convidados, os chefs Marcus Livi, Jimmy McManis e Izabel Alvares já confirmaram presença. Marcos Livi é um dos grandes representantes da culinária gaúcha. Ele une a técnica e experiência sem esquecer as origens da cozinha do Sul. Jimmy McManis, conhecido como “Ogro”, é realizador do Ogrostronomia, site que traz receitas que provam que preparar alguns pratos não é assim tão complexo. Ele apresenta o quadro “Mais Você na Estrada“, do programa “Mais Você“, onde conhece os sabores e diversidades das culinárias regionais brasileiras. JáIzabel Alvares é campeã da segunda temporada do reality “MasterChef Brasil”. Gosta de cozinhar todos os dias, com sofisticação, mas mantendo a simplicidade de nomes e ingredientes. Atualmente, apresenta o canal do Youtube “Batedeira”, onde realiza receitas ao lado da amiga Sabrina Kanai.