Adriana Nascimento Rizzo
Engenheira agrônoma, doutora em Produção Vegetal e consultora na Cheiro do Verde ““ Araraquara (SP)
O uso de fertilizantes com hormônios de crescimento na produção de mudas melhora o enraizamento, o que garante sucesso no transplantio, visto que a planta se desenvolve melhor. Isso porque o uso de enraizadores proporciona aproveitamento de brotos laterais que seriam descartados, precocidade na produção, pois os brotos são retirados de plantas adultas, e produção mais rápida.
A aplicação deve acontecer logo após a retirada do broto da planta adulta, por imersão do caule na solução ou pó, antes do plantio.
O resultado
Em campo, o uso de enraizadores tem proporcionado desenvolvimento mais rápido e uniforme que mudas produzidas por sementes. E o melhor, o custo não é alto, pois a quantidade utilizada de produto enraizador é mÃnima, e de grande rendimento.
Custo-benefÃcio
Se compararmos o valor de 100 g de semente de boas cultivares de tomate híbridas, o valor do enraizador não chegaria a 10% do custo de produção destas mudas. Por outro lado, a muda chega mais rústica ao campo, conferindo bom desenvolvimento e ciclo precoce.
Esta, portanto, pode ser boa alternativa para cultivos mais rápidos e com menor custo de produção e boa produtividade. Lembrando que existem vários produtos comerciais com nutrientes agregados que podem ajudar na boa qualidade de mudas.