Â
Edson L. Damaglio
Engenheiro agrônomo e gerente técnico comercial da Electro Plastic
O uso do mulching de polietileno vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, seja pela necessidade de muitas regiões na economia de água, seja pela falta de mão de obra, ou ainda por muitos outros benefícios que a técnica pode ocasionar a dezenas de culturas que já se beneficiam de seu uso.
Inicialmente utilizando o mulching preto, essa técnica evoluiu e com novas pesquisas e aditivos já temos materiais com outras cores, com dupla face, com tempo de garantia maior, tudo visando colaborar com a técnica que ganha cada vez mais a atenção de grandes culturas, perenes ou não.
A escolha do mulching certo para cada cultivo deve começar pela determinação do fator que a técnica poderá melhor auxiliar. Por exemplo, se temos como fator de desafio o calor do verão, não adianta buscar no mulching preto a solução. Neste caso, o mulching preto e branco é o que poderá melhor auxiliar, propiciando o conforto térmico na superfície ou mesmo na área radicular. Em outra situação, em épocas não tão quentes, o mulching preto e prata tem demonstrado ganhos expressivos.
Mais durabilidade
Na questão da durabilidade temos que buscar o material que se encaixa melhor. Se buscamos um mulching para durar 12 meses ou mais, não faremos a escolha certa utilizando um filme convencional, pois apesar de poder aparentemente estar revestindo o solo, no momento de retirada do campo ele não terá resistência mecânica para tal, podendo causar dificuldades nessa tarefa, que é de suma importância, pois é de responsabilidade de todos os usuários não deixar resíduos no solo.
Para essas situações já existe o Eco Mulching preto e branco, ou preto e prata, que demonstra sua superioridade aos demais materiais. Em algumas áreas tem mais de 24 meses de aplicação no campo, sendo retirado sem problemas e não ficando resíduos no local.
Hora de escolher
A escolha do mulching correto pode ser orientada por um profissional da área ou pelas melhores revendas de filmes para cultivo protegido, lembrando que está disponível a linha Agroplás, com um leque completo para melhor atender as necessidades do produtor.
Não basta ter a ferramenta – temos que utilizá-la de maneira correta e com consciência para juntos buscarmos maior produtividade e lucratividade, mas nunca nos esquecendo da importância de investir em cultivos ecologicamente sustentáveis.