O dia 18 de agosto foi marcado pela Expo Horta, evento que reuniu em Uberlândia (MG), na Fazenda Lages Olhos D’água, os principais produtores e viveiristas da região para verem na prática as últimas novidades para sua atividade. Ao todo, 55 visitantes presenciaram o evento.
A Expo Horta costuma acontecer a cada dois anos e essa foi a quarta edição do evento, que atraiu olhares interessados nas tecnologias expostas ali mesmo. O evento é realizado pela Hortiflora, e contou com os parceiros: Sakata, Bayer, Alltech, GinegarPolysack, SQMVitas e Technes.
“Demos destaque principalmente à cultura de folhosas, alface, couve, espinafre, agrião, rabanete e brócolis. Começamos os plantios em junho, por etapas, e ficamos orgulhosos com o resultado“, conta Luiz Henrique Alves, sócio-gerente da Hortiflora.
O evento reuniu produtores de folhosas e viveiristas da região, como Uberlândia, Araguari e Uberaba. “Nosso objetivo é divulgar novas tecnologias em sementes, com a Sakata, produtos inovadores na linha de defensivos agrícolas, mostrados pela Bayer, novidades em foliares, com a Alltech, as linhas de adubação, fertirrigação e adubos de base, com a SQM, os telados e mulchings, com a Ginegar Polysack, e os condicionadores de solo e substratos com a Technes“, enumera CecÃlia Alves Bittar, engenheira agrônoma e gerente comercial da Hortiflora, responsável por iniciar o evento.
Facilidade para o produtor rural
A principal ideia da Expo Horta foi reunir soluções que trouxessem mais facilidade para os produtores no manejo das culturas, resultando em melhor produtividade e custo-benefÃcio. “Estamos trabalhando com empresas que oferecem produtos focados em folhosas, mais acessÃveis e com novas tecnologias. Foram grupos de 12 pessoas que passaram pelas estações no campo, todos atentos e curiosos por novas tecnologias que pudessem ser implantadas em suas lavouras“, diz CecÃlia Alves.
Qualidade que se vê
João Ferreira de Araújo Filho é o proprietário da fazenda onde aconteceu o evento, e comercializa sua produção de folhosas com o nome Via Verde Hortaliças. Ele conta que o manejo adotado na produção exposta para os visitantesfoi praticamente o mesmo utilizado no restante da propriedade, mas, com um acompanhamento mais criterioso naqueles locais, devido ao evento.
“Quando usamos a tecnologia de forma mais ampla, evidentemente teremos uma hortaliça de melhor qualidade.Achei que tudo foi de grande proveito. Começamos os preparativos para o evento há 60 dias, e então eu pude conhecer os resultados de produtos que antes eu não utilizava, mas que passei a adotar na lavoura. Busco sempre por novas tendências e conhecimentos para agregar à função do dia a dia, e estou feliz com os resultados“, finaliza.
Parcerias de resultado
A Alltech esteve presente na Expo Horta apresentando produtos de alta performance e tecnologias em nutrição vegetal, cuja base é o aminoácido, via fermentação de levedura; performance, via precursores hormonais; e proteção, composta por condicionadores de solo e produtos biológicos.
A Bayer focou a cultura da alface e o brócolis, abordando a proteção de cultivos com inseticidas e fungicidas, além do manejo de bactérias com Bayfolan e Serenade, produtos lançamentos à base de cobre líquido com aminoácidos. Também foram expostos os produtos à base de Bacillus com zero de carência, que podem ser trabalhados até dois dias antes da colheita, livre de qualquer problema com residual.
A Ginegar Polysack levou sua tela ChromatiNet Leno vermelha, com 20% de sombreamento e função anti-granizo, com diferencial em difusão de luz, espalhando a luminosidade e bloqueando parcialmente o ultravioleta, beneficiando a produção agrícola.
A Sakata esteve presente expondo suas sementes de última geração, com opções para as condições regionais. O leque de produtos está disponível para todas as culturas, em especial as brássicas e folhosas, com variedades de alface crespa, americana, lisa e mimosa, com boa adaptação ao período chuvoso e tolerância às bactérias, que são as principais dificuldades do produtor.
O foco da SQMVitas foi o manejo nutricional via fertirrigação e granulados de cobertura via nitrogênio e potássio equilibrado nas várias fases do ciclo para conseguir atender as necessidades da planta. A empresa tem um portfólio completo com mais de 120 fórmulas.
Já a Technes focou o composto orgânico para estruturação de solo e os ácidos húmicos e fúlvicos na forma líquida. O campo demonstrativo também contou com o Aminon-25, um fertilizante organomineral foliar, totalmente solúvel em água, facilmente absorvido por folhas e caules das plantas; e o Ribumin Max, elaborado com matéria orgânica ativa concentrada de alta qualidade, criando condições favoráveis ao pleno desenvolvimento radicular.