17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Notícias Fazu e Prefeitura de Uberaba realizam projeto de compostagem com resíduos de...

Fazu e Prefeitura de Uberaba realizam projeto de compostagem com resíduos de podas

Turma do Projeto Integrador no espaço de compostagem

Gramados que sobram das podas viram adubo orgânico através da compostagem

Com o “Projeto Compostagem”, os materiais provenientes de podas de árvores e gramados do município de Uberaba deixam de se avolumar nos aterros sanitários e encontram um destino mais nobre. O projeto é uma iniciativa da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri). O processo de compostagem iniciou em maio de 2019 e a Fazu já recebeu e realizou a compostagem de dois caminhões de restos de podas.

O projeto é orientado pelo professor da Fazu Saulo Strazeio Cardoso, com apoio e colaboração do secretário da Sagri, José Geraldo Borges Celani, e dos colaboradores da Sagri, o engenheiro agrônomo Fábio Teixeira Lucas, a zootecnista Renata Serafim, também professora da Fazu. Acadêmicos do Projeto Integrador 2 participam do projeto e aprendem na prática sobre como realizar uma compostagem. Inicialmente, o adubo proveniente da compostagem do projeto será utilizado em hortas do município e da Fazu, bem como na adubação dos jardins da faculdade.

De acordo com o professor Saulo, o projeto é de suma importância para a conservação do meio ambiente. “Além de trabalhar a reutilização dos materiais provenientes de podas (árvores, gramas dentre outros), o projeto ainda atua no descarte ambientalmente correto. Com o projeto, os aterros sanitários recebem um volume menor de material, já que grande parte dos materiais são convertidos em adubos e utilizados para adubação de praças, hortas, jardins e outros”, comenta.

A compostagem é a “reciclagem dos resíduos orgânicos”, uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo, por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

Por meio da compostagem é possível recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros.

O projeto surgiu após uma reunião entre representantes da Fazu, Prefeitura de Uberaba, Secretaria do Agronegócio e Epamig. Na ocasião, várias ideias de projetos agroecológicos foram debatidas, sendo o projeto de compostagem sugerido. Após a reunião, o Sr. João Gilberto Riposati, vice-prefeito de Uberaba, entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos, apresentou o projeto e repassou aos setores responsáveis.

O zootecnista José Geraldo Borges Celani, egresso da Fazu e responsável pelo Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, é um dos responsáveis pelo projeto e destaca a importância da parceria. “Como ex-aluno da Fazu, é uma grande satisfação realizar projetos em parceria com a faculdade. É um projeto que envolve produtores rurais, o ensino superior e o setor público, e no final todos ganham com este projeto, principalmente o meio ambiente, que precisamos dar uma atenção muito especial”, destaca.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes