17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Femec 2016 acontece em Uberlândia de 29 de março a 1º de...

Femec 2016 acontece em Uberlândia de 29 de março a 1º de abril

 

5ª edição reunirá tecnologia agrícola e exposição de animais de elite

 

Foto aérea Femec 2015 crédito Maycon Augusto Fernandes
Foto aérea Femec 2015 crédito Maycon Augusto Fernandes

A Femec ““ Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais ““ será realizada de 29 de março a 1º de abril, em Uberlândia (MG), e terá novidades para produtores rurais em sua 5ª edição. O evento, que reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, pick-ups e veículos de passeio, receberá também duas atrações inéditas este ano.

Serão promovidas pelas respectivas associações das raças, a 56ª Exposição Estadual de Minas Gerais do Cavalo Mangalarga Marchador e a Exposição Especializada da Raça Nelore ““ Expoinel. A Femec também terá uma feira de touros PO do programa Pró-Genética, que visa melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do Estado.

A feira será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, no Parque de Exposições Camaru, com entrada gratuita, das 8h às 20h. Para o presidente da instituição, Thiago Soares Fonseca, a expectativa para a Femec 2016 é positiva, considerando que este é um ano bom para o setor agropecuário. “Com chuvas regulares, as perspectivas de uma ótima safra e de colheita são muito boas, por isso ficamos animados e esperando que o produtor venha para a Femec e faça negócios“, afirmou.

Exposição e comercialização de animais

A exposição do Mangalarga Marchador foi credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que fará a sede da mostra em Uberlândia neste ano. O evento será realizado pelo Núcleo Marchadores do Triângulo, de 28 de março a 03 de abril, com julgamentos e premiações de animais. A previsão é que a prova receba mais de 300 exemplares da raça, de 150 criadores associados da ABCCMM.

A etapa da Expoinel que será realizada em Uberlândia, durante a Femec, é homologada pela Associação Brasileira de Criadores de Nelore (ABCN) e valerá para o ranking nacional da raça. A exposição deverá receber mais de 500 animais para serem julgados.

Já o Pró-Genética visa comercializar touros onde o comprador negocia direto com o criador. Negócios são fechados na porteira e o interessado leva o animal na hora, sem burocracias e com todas as facilidades que a feira oferece. “Com o preço do bezerro valorizado, será uma ótima oportunidade para realização de negócios“, disse Lauro Fraga Almeida, gerente de melhoramento pró-genética da ABCZ.

Femec movimentará economia da região

A Femec tem por objetivo principal fomentar o mercado em toda a cadeia produtiva do agronegócio. Na avaliação do Secretário de Estado de Minas Gerais de Agricultura Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, a Femec é uma feira de extrema importância para a agricultura mineira por trazer para o Estado o protagonismo do comércio de máquinas agrícolas e inovações tecnológicas. “O trabalho que o Sindicato Rural vem desempenhando realmente revolucionou o Triângulo Mineiro e vai servir de inspiração para várias outras feiras“, afirmou Cruz.

Já Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), afirma que a Femec, a cada edição, confirma sua importância entre os grandes eventos do agronegócio em Minas. “É especialmente bem sucedida ao reunir grandes empresas em uma feira de negócios, ao mesmo tempo em que oferece vasta programação de eventos técnicos e exposição de animais que representam toda a pujança e alta qualidade genética do plantel mineiro“, disse.

De acordo com João Semenzini, diretor do Sindicato e coordenador da Femec, nesta quinta edição novas oportunidades surgirão, com muita criatividade, para beneficiar o produtor rural em termos de produtividade e melhorias em suas propriedades. “Este é o objetivo da feira – ter expositores mostrando o que há de melhor na sua indústria. O nosso foco é o produtor rural de pequeno e médio porte, dando a ele a chance de visualizar tudo aquilo que estaremos apresentando em um mesmo local, sem necessidade de ir para outros Estados“, revelou.

Feira se consolida no calendário nacional

A Femec se consolidou no calendário nacional das grandes feiras de agronegócios e está entre as 20 maiores do País. Em termos percentuais, o evento apresentou o maior crescimento, 38%, entre as seis de maior expressão.

O movimento de negócios na feira em Uberlândia passou de R$ 202 milhões, em 2014, para R$ 280 milhões, em 2015. O público visitante também teve importante variação, saindo de 23 mil, em 2014, para 31 mil visitantes, em 2015. “Se consolidarmos os resultados de 2015, já estou muito satisfeito. Estamos vivendo um ano atípico e não sabemos os rumos que o País vai tomar. Então, fico na expectativa e digo que diante deste cenário, qualquer crescimento no volume de negócios já será um grande avanço. Quanto ao público, com certeza haverá crescimento, uma vez que a cada ano tem aumentado o número de caravanas que vêm de toda a região“, declarou Thiago Fonseca.

O evento, que tem suas atividades concentradas em negócios e conhecimento, promoverá ainda palestras gratuitas, campos demonstrativos de sementes e insumos. A Femec receberá ainda as principais instituições financeiras públicas e privadas que viabilizarão a realização de negócios no período.

O Parque de Exposições do Camaru fica na Avenida Juracy Junqueira de Rezende, nº 100 ““ Bairro Pampulha ““ Uberlândia (MG). A programação do evento está no site www.femec.com.br, e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3292 8818.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes