A Floral Atlanta levou para a Hortitec seu carro-chefe, o Green-up, um substrato à base de espuma fenólica que atende as necessidades de germinação e enraizamento de plantas.
Fábio Pupp, gerente comercial da Floral Atlanta, informa que Green-up possui todas as características de um substrato, porém sintético, com a vantagem do manuseio facilitado no trabalho, higiene, não acumula bactérias e ser um produto inerte, sem nenhum contato com substâncias tóxicas ou agrotóxicos. “Este substrato é indicado para todas as HF, em especial as folhosas, tomate, hortelã, entre outros“.
Tranplantio
Na alface, a partir da segunda semana as mudas já podem ser transplantadas para as bancadas de hidroponia ou para o solo. “Além do substrato, o único insumo necessário são os nutrientes, para potencializar o desenvolvimento da planta“, explica Fábio Pupp.
Quanto ao custo do Green-up, comparado a um substrato convencional orgânico, é um pouco superior, porém, no decorrer da produção ambos se equiparam.
Lançamento
O lançamento da Floral Atlanta para esta edição da Hortitec foi a bandeja com células separadas, tendo sido desenvolvida para melhorar ainda mais o cultivo, economizando processos como o transplante da espuma. “O berçário, desta forma, será um só, do início ao fim do processo“, detalha Fábio Pupp.
Balanço da feira
Na opinião de Fábio Pupp, a Hortitec, feira que ele participa há mais de 15 anos, foi muito boa, especialmente no aspecto de novos mercados fora do Brasil. “Tivemos muita visitação de produtores e empresas interessadas em levar nosso produto para o exterior, principalmente a América do Sul. Quanto ao volume de pessoas, observei uma queda, sem, entretanto, cair o volume de negócios“, avalia.
Atualmente, de 20 a 25% do mercado da Floral Atlanta está voltado para a espuma fenólica para HF.