17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Florestas Floresteca - A maior produtora de teca do mundo

Floresteca – A maior produtora de teca do mundo

Crédito TRC
Crédito TRC

A Teak Resources Company (TRC) tem grandes extensões de terras plantadas com teca localizadas nas regiões centro-sul do Mato Grosso e Sudeste do Pará, com escritório central em Indaiatuba, São Paulo e de vendas em Cingapura.

São 23 anos de atuação no mercado de teca. Segundo Sylvio Coutinho, diretor executivo/CEO da empresa, em 1994 a empresa foi fundada com o nome Floresteca, comprometida desde o início com o manejo e produção de madeira de teca de alta qualidade com responsabilidade ambiental e social. “A Floresteca atingiu a meta de ser a maior produtora privada de madeira de teca no mundo, operando um negócio sustentável que atende a crescente demanda mundial por este valioso recurso natural“, relata.

Onde antes o foco principal era produção florestal, agora se amplia para incluir a exportação, cujo sucesso passa a depender de logística, comércio e marketing.Para melhor representar e responder aos novos desafios, uma nova empresa foi criada: Teak Resources Company, ou TRC.

A TRC assume a gestão das florestas, logística e comercialização de madeira de teca, tendo como base os mesmos princípios e valores nos quais o grupo foi fundado: sustentabilidade, credibilidade, qualidade, transparência e espírito pioneiro.

Aposta certa

A Floresteca e, por reflexo a TRC apostou na teca por ver na atividade a oportunidade de oferecer uma alternativa de investimento viável e rentável para aqueles não só preocupados com o retorno financeiro, mas também com a geração de benefícios sociais e ambientais e com o oferecimento de uma alternativa de madeira produzida de forma responsável ao mercado mundial de madeira tropical nobre.

“A teca tem grande resistência, boa produtividade e grande aceitação no mercado internacional“, afirma Sylvio Coutinho. Ainda segundo ele, a produção de madeira de teca tem seu foco no mercado internacional, cujo alto valor da madeira se deve à combinação de beleza, resistência, durabilidade e rusticidade.

A consolidação no mercado de madeira tropical foi resultado da disponibilidade de madeira de teca proveniente de áreas nativas por longo tempo, mas sem a devida preocupação pela sustentabilidade e o resultado disto já é evidente, tanto na dificuldade de suprimento quanto nas restrições do mercado.

“O suprimento de madeira de teca extraída de áreas nativas é decrescente e está com os dias contatos, sem dizer que o mercado restringe cada vez mais a aquisição de madeira de teca cuja origem não é responsável, sendo que a União Europeia caminha para impor sansões àqueles que insistirem na prática de aquisição de madeira tropical sem a devida garantia de origem responsável e legal“, alerta o especialista.

No sentido contrário, é cada vez maior a participação de madeira de teca proveniente de plantações que praticam o manejo florestal responsável. “Reconhecemos que dificilmente os altos valores atingidos pela madeira de teca de origem nativa serão superados pela madeira de teca de plantações.Mesmo assim, a madeira de teca de plantações cujo manejo foi adequado continuará se destacando pelas características de beleza, resistência, durabilidade e rusticidade da teca e, portanto, sempre estarão entre as madeiras tropicais de alto valor e terão seu lugar garantido no mercado“, pontua.

Madeira nobre

Sylvio Coutinho ressalta que a teca é uma das únicas árvores que produz madeira tropical nobre de alto valor, cujo know how em plantações puras é comprovadamente viável, conhecido e com mercado já consolidado, fato que não tem sido observado para outras espécies de madeira tropical nobre.

“Portanto, o investimento em plantações de teca e a produção de sua madeira continuam sendo uma ótima oportunidade, entretanto, requeremexpertiseno negócio florestal e que este seja diferenciado, pois é um negócio que pode atender aos requisitos de produção sustentável, mas exige grandes investimentos em terras, know how e formação do ativo florestal; ou seja, é um investimento de longo prazo e voltado para o mercado internacional“, avalia.

Diferenciais da Floresteca

ðBiotecnologia: madeira originada de árvores com genética de maior produtividade e qualidade;

ðMadeira de origem responsável: suprimento e comercialização de madeira de teca produzida a partir de florestas certificadas, garantindo que ela atenda aos mais altos padrões de manejo florestal responsável;

ðPadronização da qualidade: a gestão em conformidade com os mais altos padrões e acompanhamento contínuo das florestas contribui para a produção de madeira uniforme;

ðLocalização privilegiada: gestão da produção e comercialização da madeira sendo cultivada sob as melhores condições de solo e clima, adequado para o desenvolvimento em larga escala;

ðTecnologia: knowhow desde a produção de mudas melhoradas, prospecção de áreas, plantio, manejo florestal e colheita até processamento, comercialização e entrega dos produtos;

ðLogística: fornecimento contínuo e estável de madeira de teca ao longo do ano, com entregas programadas para favorecer o fluxo de caixa dos clientes e otimizar a cadeia de suprimentos.

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Floresta, edição de Julho/Agosto 2017. Adquira a sua para leitura completa.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes