17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Fosfitos: Como as plantas se comportam na sua presença?

Fosfitos: Como as plantas se comportam na sua presença?

Autores

Carolina Maniero Gava
Engenheira agrônoma e supervisora de desenvolvimento e marketing da Intercuf Indústria e Comércio LTDA
cmaniero@intercuf.com.br
Hélio Casale
Engenheiro agrônomo e diretor-presidente da Tecnores Consultoria e Serviços Ltda.
hecasale@terra.com.br
Fotos: Shutterstock

Os principais benefícios associados ao uso do fosfito incluem: possibilidade de aplicação em qualquer parte da planta devido ao modo de ação sistêmico; efeito nutricional, pois fornece elementos essenciais, macro e micronutrientes, dependendo da sua formulação; promovem indução de resistência nas plantas pela produção de fitoalexinas e atuação direta no fungo; incremento da produtividade e qualidade pela interferência no metabolismo das plantas; incrementa a absorção de nutrientes e agroquímicos, quando aplicados em conjunto (Castro et al., 2009).

Os fosfitos têm sido estudados como fonte de micronutrientes para as plantas e têm apresentado respostas muito interessantes, pois possuem rápida absorção e excelente ação complexante, favorecendo a absorção de K, B, Mo, Zn e outros elementos de maneira mais eficaz. As misturas permitidas com outros produtos e algumas formulações de fosfito podem reduzir o pH da solução, melhorando a eficácia e reduzindo as doses de alguns herbicidas (Vitti et al., 2012).

Solubilidade

Devido à característica química, os fosfitos apresentam maior solubilidade em água e maior rapidez na absorção, sendo absorvidos entre três a seis horas. Uma vez absorvido pelas plantas, o íon fosfito apresenta uma distribuição ascendente, desde os brotos até os pontos de crescimento, e descendentes desde os brotos até os pontos de crescimento das raízes, conferindo proteção completa das plantas ao ataque de fungos.

Este íon favorece a absorção dos nutrientes catiônicos, tais como o potássio, cálcio, magnésio, cobre, ferro, manganês e zino (Brandão, 2006). Enquanto os fosfatos apresentam baixa mobilidade e disponibilidade no solo, baixa solubilidade em água e são absorvidos apenas por raízes e folhas, os fosfitos apresentam alta mobilidade e disponibilidade no solo, alta solubilidade em água, são absorvidos por raízes, troncos, folhas e frutos, apresentam alto carreamento de nutrientes, alta persistência na planta e ações preventiva e curativa contra fungos, características que não ocorrem no fosfato (Yamada, 2012).

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.