17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Gehaka anuncia nova versão do medidor de umidade de café

Gehaka anuncia nova versão do medidor de umidade de café

Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

Autoridade em medidores de umidade de grãos, a Gehaka lança o G610i, novo equipamento da família G600 e G600i, referências no mercado e instrumentos mais vendidos no segmento de café.

O novo medidor G610i possui alto desempenho e precisão e é voltado para o acompanhamento e controle das colheitas no campo, secagem e armazenagem de grãos. Um dos diferenciais do novo equipamento é a balança digital incorporada, que garante a pesagem exata da amostra de grãos que vai ser medida. Esse aspecto torna o medidor ainda mais preciso e repetitivo, aumentando o grau de confiança do usuário.

“Nos modelos anteriores, a balança era mecânica, o que exigia mais atenção e cuidado durante a pesagem da amostra. No novo modelo G610i, essa tarefa é dispensável, pois a leitura do peso exato se dá diretamente no visor do medidor“, comenta o diretor geral da Gehaka, Christian Kaufmann.

Além disso, ele recebeu um exclusivo sistema de auto ajuste, já presente nos medidores totalmente automáticos de bancada, que proporciona maior longevidade à calibração, compensando efeitos externos, como acumulo de poeira e variações da umidade relativa do ar.

Outro diferencial do G610i é em relação à temperatura. Todos os equipamentos da família G600 possuem correção automática, mas o novo modelo recebeu um segundo termômetro. Dessa forma, é possível medir a temperatura do instrumento e dos grãos, antes de proceder à correção automaticamente.

“O ideal para a medição de umidade é que a temperatura da amostra de grãos esteja próximo da temperatura do medidor, que em geral corresponde à temperatura do ambiente em que se encontra o instrumento. Com isso, recomendamos que durante o processo de secagem o usuário aguarde alguns minutos após a coleta da amostra do secador para realizar o procedimento de medição da umidade“, explica Kaufmann.

Café em coco

A Gehaka esclarece que não é possível realizar a medição de umidade do café em coco em seus medidores, ou quaisquer outros que trabalhem pelo sistema capacitivo. Existe um espaço natural entre a casca e os grãos que interfere diretamente na medição e é preciso considerar que a umidade da casca e do grão são geralmente diferentes. Portanto, a companhia recomenda descascar o café manualmente ou com um descascador mecânico e fazer a leitura normalmente.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes