A criação do grupo de certificação, pela Tanac, teve como objetivo incentivar a qualificação do manejo florestal empregado por seus fornecedores de madeira.
O Grupo de Produtores RDK estabeleceu-se, nesse último dia 05 de dezembro, como primeiro grupo de pequenos produtores florestais SLIMF – do inglês Small or Low Intensity Managed Forests – do Estado do Rio Grande do Sul, a receber a certificação conforme os padrões FSC® de manejo florestal responsável.
Criado em 2018, o grupo é pioneiro no Rio Grande do Sul e surgiu por iniciativa da TANAC S/A, que atua como sua mantenedora, em parceria com a empresa RDK Logs, responsável pela administração do grupo. A criação do grupo de certificação, pela Tanac, teve como objetivo incentivar a qualificação do manejo florestal empregado por seus fornecedores de madeira.
No total, são seis produtores de pequeno porte e seis Unidades de Manejo Florestal, localizadas nas regiões metropolitana, central e sul do Estado do Rio Grande do Sul.
Atuação
O grupo atua especificamente no manejo da acácia negra (Acacia mearnsii De Wild), espécie nativa originária da Austrália e introduzida no Rio Grande do Sul na década de 20, cujo cultivo está associado a pequenos e médios produtores. Dela é extraída a madeira, com a qual se produz carvão, energia, cavacos e pellets, sendo os dois últimos produtos exportados para o mercado asiático e europeu. A casca é utilizada como matéria-prima na produção de extratos vegetais de taninos que também são exportados para diversos países.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.