17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Hazera ““ Desenvolvendo os tomates do amanhã

Hazera ““ Desenvolvendo os tomates do amanhã

 

Crédito Hazera
Crédito Hazera

Muitos de nós nos lembramos de ir ao supermercado quando crianças e ver apenas um tipo de tomate nas gondolas do setor de hortifrúti. Em vários locais da Europa e Estados Unidos estes dias se foram. E uma das empresas responsáveis por esta mudança é a Hazera. “Hoje se você entrar em um supermercado na Holanda ou Califórnia, provavelmente encontrará 15-20 tipos de tomate“, diz Yaron Giras, Gerente Global de Tomate da Hazera.

A Hazera é uma das líderes globais da indústria de sementes de hortaliças e possui 10% do mercado mundial de sementes de tomate de mesa. A empresa comercializa sementes de outras culturas, mas tomate é sua especialidade, e representa em torno de 25% do negócio da empresa, que é a líder no mercado de tomate em Israel e atua fortemente nos mercados do México, Estados Unidos, Espanha, China, Turquia e Grécia.

A Hazera investe amplamente em pesquisa e desenvolvimento de novas variedades de tomates. De acordo com YaronGiras, a empresa investe mais de 15% de sua receita em P&D e mantêm muitas equipes e diferentes programas de melhoramento, alémde dezenas de pesquisadores, todos dedicados emoferecer aos consumidores tomates com mais sabor.

Então, quais são as últimas tendências, o que o mercado realmente está buscando nos novos tomates? “Está tudo relacionado ao sabor“, diz Giras. O mercado está muito focado em obter variedades de tomates saborosos. Há também um desejo por variedades diferentes em cores, formatos e tamanhos, que se destaquem nas prateleiras dos supermercados.Outra tendência é o plantio de variedade tipo “grape“, que é um tomate pequeno e ovalado. Este é um dos segmentos mais fortes e crescentes na Hazera.

Yaron Giras, Gerente Global de Tomate da Hazera Fotos Hazera
Yaron Giras, Gerente Global de Tomate da Hazera Fotos Hazera

A Hazera está expandindo sua atuação,indo além dos mercados onde já é líder, com atuação mais recentemente na África, especialmente Etiópia, Quênia e Zimbábue. Segundo Giras, o mercado africano está crescendo e mudando de variedades OP (de polinização aberta) para variedades de tomates híbridos, que são mais estáveis, mais resistentes e com melhor produtividade, e que já são realidade na América e na Europa.

Falando em P&D, a Hazera lançou recentemente três novas variedades híbridas ““ Maggie e Goutine que são duas variedades muito saborosas e o Whitney que é um tomate tipo cereja. “Nós trabalhamos estes novos tomates de forma a obter o melhor sabor possível atendendo à demanda do mercado. “As respostas das novas variedades têm sido fantásticas,“conclui Giras. “Nós esperamos que estas novas variedades sejam um sucesso em todo o mundo. Também esperamos trazer cada vez um número maior e melhor de variedades aos consumidores, através de nossas contínuas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

A Hazera faz parte do Grupo Limagraine é uma das líderes mundiais em melhoramento, desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de variedades híbridas de hortaliças, alicerçada em pesquisa e desenvolvimento de ponta. A empresa, que foi estabelecida há mais de 75 anos, cria constantemente novos produtos que atendem às necessidades dos mercados e são comercializados pelas suas 12 subsidiárias e distribuídos em mais de 100 países.

A Limagrain, uma cooperativa atuante no agronegócio internacional,composta por 2000 produtores da região central da França. A quarta maior corporação de sementes do mundo, sendo a segundamaior no segmento de sementes de hortaliças, com um faturamento anual de 2 bilhões de Euros.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes