17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Híbrido de mamão - Mais qualidade e produtividade

Híbrido de mamão – Mais qualidade e produtividade

 

Messias Gonzaga Pereira

PhD.em Melhoramento de Plantas, coordenador do Programa de Melhoramento Genético do Mamoeiro da UENF/Calimane professor titular da UENF

messiasgpereira@gmail.com

Geraldo Antônio Ferreguetti

Gerente agrícola da Caliman Agrícola e coordenador do Programa de Melhoramento Genético do Mamoeiro da UENF/Caliman

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

No mercado produtor de mamão, as duas cultivares mais plantadas são: Golden, uma variedade tipo linha pura, de frutos pequenos, típico representante do grupo Solo, e a Tainung 01, um híbrido de mamão cujas sementes são importadas de Taiwan. É um híbrido de frutos grandes, próximo de 1.600 gramas, representante do grupo Formosa.

A parceria entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a empresa Caliman Agrícola vem desenvolvendo novas cultivares de mamão. Merecem destaque as seguintes:

ðUENF/Caliman01: conhecido pelo nome fantasia de Calimosa, foi disponibilizado aos produtores em 2003. Trata-se de um híbrido que produz frutos de elevado teor de sólidos solúveis, excelente sabor em testes de degustação e produtividade equivalente ao Tainung 01. Nas mesmas condições de transporte e manuseio apresenta menor tempo de prateleira quando comparado ao Tainung 01.

ðUC-10:hibrido recém-lançado, registrado junto ao MAPA em 2014. Produz frutos tipicamente do grupo Formosa, com aproximadamente 1.900 gramas. Apresenta muito bom sabor em testes de degustação e produz 30% a mais que o Tainung 01 em condições experimentais.

ðUC-12:híbrido recém-lançado. Produz frutos também no padrão Formosa, com aproximadamente 1.300 gramas. Apresenta excelente sabor em testes de degustação e produtividade aproximadamente 20% superior ao Tainung01 em condições experimentais.

ðUC-14 e UC-16:híbridos também recém-lançados. Produzem frutos no padrão Solo, porém, um pouco maiores, de aproximadamente 800 gramas. De excelente sabor em testes de degustação e produtividade excelente, equivalendo ao híbrido Tainung 01. Se comparado ao Golden, representante do grupo Solo, os mesmos produzem aproximadamente 80% a mais em condições experimentais.

Vantagens da produção de mamão híbrido

A produção de mamão híbrido tende a ser mais vantajosa, especialmente por produzir mais que as variedades tipo linha pura. O mamoeiro é uma espécie que manifesta heterose para rendimento e em função de suas características sexuais facilita a produção de sementes híbridas.

Se compararmos a produtividade da variedade Golden com os híbridos recém-lançados, também do grupo Solo, UC-14 e UC-16, os híbridos produzem aproximadamente 80% a mais.

Em relação às cultivares de grupo Formosa, a diferença de ºBrix é bastante elevada a favor dos híbridos Calimosa, UC-10 e UC-12, quando comparados ao Tainung 01. Em relação ao grupo Solo, a diferença de ºBrix também é favorável aos híbridos UC14 e UC16 quando comparados à cultivar Golden.

Pós-colheita

Em termos de grupo Formosa, o Calimosa tem se mostrado menos favorável que o Tainung 01, ou seja, o mesmo demanda condições de manuseio, transporte, etc. mais cuidadosos. Mas, o mesmo tem sido produzido e atendido tanto o mercado interno quanto externo.

Os novos híbridos, UC-10 e UC-12, apresentam melhores condições de pós-colheita que o Calimosa. A expectativa é que os mesmos se assemelhem à pós-colheita do Tainung 01. Quanto às cultivares do grupo Solo, com base nas avaliações experimentais, a expectativa é de que os híbridos UC 14 e UC 16 sejam equivalentes ao Golden.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes