Nathalia Campos Vilela Resende
Graduanda em Agronomia pela UFLA, membro do Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN) e do grupo PET-Agronomia UFLA
Lucas Alexandre Batista
Graduando em Agronomia pela UFLA e membro do GEN
Atualmente, a cebola híbrida vem mostrando aumento substancial no seu cultivo, e vários têm sido os motivos para tal. Dentre eles destaca-se que as cultivares híbridas são melhoradas para regiões específicas, o que permite o seu cultivo em diversas partes do País.
Além de diversas características favoráveis de pós-colheita, a cebola híbrida também apresenta elevada produção, e em algumas cultivares várias resistências associadas.Ademais, apresentam maior uniformidade, rendimento e acabamento dos bulbos.
Dentre as características de pós-colheita, o maior período de conservação dessa cebola tem destaque. Isso é evidente, pois permite ao agricultor armazená-la por mais tempo, e assim ter a possibilidade de vendê-la em épocas de preço mais elevado.
Outra característica de suma importância da cebola híbrida seria a característica de precocidade que diversas cultivares possuem. Isso significa que, hoje, o agricultor consegue colher a cebola entre 90 e 95 dias após o plantio.
Portanto, ela dá a oportunidade ao agricultor de apresentar o produto ao consumidor com antecipação. Dessa forma, ele pode obter melhores preços e oferecer ao consumidor a cebola em épocas do ano na qual se tem déficit no mercado.
Características da cebola híbrida
A elevada produtividade da cebola híbrida é umas das características que mais atrai o produtor desta hortaliça. Tal produtividade é explicada justamente pela heterose ou vigor de híbrido que proporciona essa superioridade.
Ademais, a precocidade, aliada à uniformidade da lavoura, proporcionam ao produtor uma maior lucratividade, que poderá comercializar em várias épocas do ano. Soma-se a essa questão a maior vida de prateleira que os híbridos de cebola garantem, podendo ser armazenadas por até seis meses sem que haja nenhum tipo de dano.
A qualidade do bulbo da cebola é também característica dos híbridos. A resistência a pragas e doenças que são inseridas nesses híbridos é outroatributo que atrai os produtores.
Investimento
O manejo da cebola híbrida varia de acordo com a cultivar utilizada, sendo que algumas são mais exigentes em disponibilidade hÃdrica,enquanto outras têm exigência maior em adubação.
Com um maior investimento em manejo, consegue-se explorar com mais eficiência o máximo potencial produtivo da cebola híbrida.Entretanto, alguns estudos mostram que não há diferença no manejo de cebola híbrida e convencional, sendo a variação entre elas mostrada apenas na resposta de cada uma em produtividade.Desse modo, destaca-se como um investimento necessário somente a obtenção da semente híbrida,que tem um preço mais elevado devido à complexidade de produção.
Entre uma e outra
A obtenção de híbridos é um tanto quanto trabalhosa, sendo necessário, primeiramente, a obtenção das linhagens, cada qual com as características desejadas, que darão origem ao híbrido.
Posteriormente, faz-se o cruzamento para assim obter o híbrido simples. Portanto, devido ao trabalho e tecnologia envolvidos no processo de obtenção de sementes híbridas de cebola, esta tem um custo mais elevado, se comparado à semente de cebola convencional. Entretanto, esse valor se torna irrisório, já que a produtividade é praticamente o dobro da convencional.
Adubação
A cebola híbrida reduz a demanda de nitrogênio devido a sua alta capacidade produtiva quando comparada com cebolas de polinização aberta, e também pelo grande número de híbridos adaptados a diferentes regiões de cultivo no Brasil.
Embora não recomendada a utilização de resgate de sementes por mais de três plantios consecutivos, suas médias produtivas podem ser maiores.
A redução da adubação nitrogenada em cebola híbrida pode chegar a 60% na adubação nitrogenada de cobertura, gerando uma produtividade de até 90%, quando comparada à adubação convencional para cebolas de polinização aberta.
Produtividade
A produtividade da cebolicultura está diretamente ligada ao nível tecnológico usado pelos produtores, e dentre as tecnologias empregadas durante o cultivo está a semente, que pode influenciar, e muito, na produtividade de cebola.
A produção de cebola com semente híbrida pode gerar uma produtividade em torno de 60 a 100 toneladas por hectare, enquanto que sementes de polinização aberta possuem médias produtivas de 20 toneladas por hectare, com teto produtivo máximo de 60 toneladas.
Â