O mercado de hortelã tem se mostrado positivo para os produtores, remunerando bem os hidroponistas. De baixo custo, a hortelã em cultivo hidropônico pega carona nas demais hortaliças plantadas neste sistema e, portanto, divide o investimento com ela.
A hidroponia consiste num sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo. Neste sistema podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais.
A hidroponia é uma técnica com bastante aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva – pode ser feita em áreas urbanas e em locais com sérias restrições à agricultura, como solos muito pobres, regiões áridas, áreas muito inclinadas, entre outras.
O caso da hortelã
Luiz Fernando Calderaro, proprietário do sítio Jamarí, que abriga a Hidropônico Calderaro, em Capão Bonito (SP), planta uma média de 30 produtos, todos em hidroponia, entre eles a hortelã, há mais de 20 anos, e afirma que é um cultivo que compensa, desde que a demanda seja pré-estabelecida. “Como eu trabalho com diversas hortaliças, e meus clientes são muito exigentes quanto à qualidade do alimento, a hidroponia vai de encontro a isso, pois ofereço produtos mais limpos, saudáveis, com mais aproveitamento e vida de prateleira maior, já que é comercializado com raiz”, explica.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.