17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Mercado Importância do Smart Farming no futuro

Importância do Smart Farming no futuro

José Luiz Tejon Megido

Conselheiro fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e dirigente do Núcleo de Agronegócio da ESPM

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Smart Farming está diretamente relacionado à agricultura de precisão, ou seja, é uma agricultura inteligente que significa ter no agronegócio avanços similares que já temos na medicina de precisão.

Este será um conceito vital no futuro, pois diminuiremos o desperdício dos insumos, extrairemos o máximo do potencial das sementes e teremos rentabilidade com produtividade e sustentabilidade, significando o aumento considerável dos fatores controláveis numa atividade plena de aspectos incontroláveis.

Realidade

Na verdade, SmartFarmingjá existe, e podemos ver isso, por exemplo, em jovens formados pela fundação ShunjiNishimura e Fatec, na cidade de Pompeia (SP), e em fazendas atuando com acesso a essa tecnologia e análise de dados.

Precisamos aceitar que essa é uma realidade inexorável, buscar recursos humanos já preparados para isso ou então potenciais recursos humanos para serem preparados nessa competência.

De outro lado, a tecnologia reduzirá os erros de operação, de uso dos insumos e das operações nas propriedades rurais.Da mesma forma, fará uma integração com dados externos, permitindo a melhor gestão da propriedade e a tomada de decisões como um todo.

O Brasil rumo ao conceito de SmartFarming

Já temos áreas conscientes do conceito SmartFarming, como a criação do Agro Hub, na Aprosoja, no Mato Grosso. Da mesma forma, na última Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), vários estandes tratavam disso. As empresas de máquinas e insumos já atuam com esses conhecimentos, bem como foi criado o curso de Agri Data no agronegócio recentemente, em Pompeia, na Fundação ShunjiNishimura e Fatec.

Quanto aos desafios, ainda são mão de obra especializada, não preconceito, cobertura de sinais por satélites do território brasileiro e integração da troca de informações entre as distintas marcas de equipamentos.

Por fim, a agricultura inteligente será essencial para o produtor rural de todos os portes, tanto na agricultura quanto na pecuária, e principalmente na integração lavoura, pecuária e floresta.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes