Â
Impulsus induz e acelera o desenvolvimento inicial do sistema radicular e o crescimento das plantas
A agricultura brasileira teve avanços promissores na genética e no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Nas técnicas de produção, o plantio direto e, mais recentemente, a integração lavoura e pecuária, fazem parte de um movimento de vanguarda.
Entretanto, diz Júlio Fagliari, doutor em Tecnologia de Aplicação e pesquisador da Spraytec Fertilizantes, a nutrição de plantas por meio da adubação de base não acompanhou esta evolução. “Os solos agricultáveis brasileiros, em sua maioria, são ácidos e de baixa fertilidade natural. Como consequência, a produção de alimentos e matérias-primas agrícolas é muito dependente das práticas de adubação e calagem“.
A utilização da adubação de base líquida pode complementar e suprir as necessidades das culturas, tanto na adubação corretiva como na adubação de manutenção, em especial com relação ao fósforo. Isto explica porque deve haver um suprimento adequado desse nutriente no início do ciclo da cultura, pois é o elemento que mais limita a produtividade das plantas.
Absorção rápida
Com a utilização de Impulsus, diz Júlio Fagliari, o elemento já se encontra dissolvido e em forma iônica de rápida absorção pela planta, sem a necessidade de conversões pela planta ou microrganismos do solo para que seja prontamente disponível.
A rápida disponibilização e assimilação dos nutrientes pelas plantas é uma das principais diferenças entre os adubos líquidos e convencionais. Impulsus é uma complexa mistura de compostos de natureza bioquÃmica diferente que induz e acelera o desenvolvimento inicial do sistema radicular e o crescimento das plantas como um todo, especialmente o fósforo.
Os componentes principais desse produto são macro (N, P, K), micronutrientes (Co, Mo, Zn, Mn, Cu e B) e aminoácidos. Atua no estímulo do crescimento do sistema radicular, parte aérea, florescimento e frutificação, além de agir na desintoxicação e aceleração do metabolismo das plantas, resultando em maior sanidade.
“Possui efeitos estimulatórios caracterÃsticos no processo germinativo e de emergência de plântulas, pois ativa o crescimento do embrião, a mobilização das reservas do endosperma e atua no enfraquecimento da camada de endosperma do embrião, favorecendo seu crescimento. Com Impulsus, os principais benefícios observados são: pequenas doses utilizadas no sulco de semeadura (grãos) ou em área total (pastagem), como complementação da adubação de base convencional, melhor estabelecimento (vigor) da cultura (arranque inicial), alto Ãndice de aproveitamento, alta solubilidade em água, ausência de efeito salino e corrosão de equipamentos, não acidificação do solo, alta reatividade com baixa precipitação (30 mm), menores custos de transporte e armazenamento, rápidas respostas das plantas, distribuição uniforme dos fertilizantes, compatibilidade com defensivos agrícolas, maior sanidade da lavoura, baixo custo da aplicação, nutrientes complexados (N e P) e quelatizados (K), menores perdas por volatilização (N), fixação (P) e lixiviação (K), efeito fitossanitário supressivo e maior produtividade das culturas“, enumera Júlio Fagliari.