A capacidade de armazenagem é fator estratégico para as empresas que atuam no setor de sementes de hortaliças, em especial devido à sazonalidade de produção deste tipo de produto. Assim, de forma a garantir a continuidade do crescimento conquistado nos últimos anos, com média de 19% ao ano, a ISLA sementes inaugurou o seu novo Centro de Armazenagem.
Este moderno pavilhão de 1.300 m2 é especialmente projetado para armazenagem de sementes, o que exige um rÃgido controle da umidade e temperatura do ambiente. “Utilizando-se dos mais modernos equipamentos disponíveis para este fim podemos, de qualquer lugar do mundo, por meio de um notebook e acesso à internet, monitorar e controlar as condições de cada uma das câmaras“, afirma Andrei Santos, diretor de Planejamento Estratégico da ISLA.
Inteligentemente distribuído em seis câmaras, o Centro de Armazenagem foi projetado para uso máximo do espaço cúbico, com pé direito alto e porta pallets em todos os ambientes. “E vai além disso – o piso foi construÃdo para que no futuro, quando precisarmos de mais espaço, os corredores entre os porta pallets possam ser reduzidos de 3,0 m (tamanho padrão utilizado no Brasil)Â para 1,8 m, o que incrementaria em 30% a capacidade de armazenagem sem precisar construir uma única parede. Inclusive, já temos o equipamento capaz de operar em corredores tão estreitos, um dos poucos no País“, ressalta Andrei Santos.
Com investimento superior a R$ 8 milhões, esta nova planta ampliou em 40% a área construÃda da matriz em Porto Alegre e duplicou a capacidade de armazenagem de sementes, chegando a 02 milhões de quilos de sementes. Não à toa, esta inauguração ocorre às vésperas da maior safra de produção de sementes da história da empresa, que com colheitas ocorrendo entre agora e o início de 2018 devem superar os 600.000 kg de sementes.