Todo agricultor reconhece a importância de um solo de qualidade, fértil e rico em nutrientes. O manejo agroecológico do solo é uma das tecnologias que estão sendo apresentadas aos participantes da Tecnofam, evento que está sendo realizado na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, de 11 a 13 de maio.
“Estamos apresentando aos agricultores familiares que é possível, inclusive em áreas de horta, adotar algumas estratégias simples de manejo sustentável que vão melhorar as condições, químicas, físicas e biológicas do solo de forma natural“, explicou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta.
Ele destaca que a produtividade das culturas está diretamente ligada à qualidade do solo.“Infelizmente algumas vezes, mesmo em áreas de horta, o manejo inadequado podem gerar problemas como: nematóides, doenças radiculares e desequilíbrio em nutrientes, entre outros“, explica Ivo.
Rotação de culturas, adubação verde, adubação orgânica (compostagem e vermicompostagem), cobertura dos solos e uso de plantio direto em hortaliças são algumas práticas culturais que estão sendo apresentadas para os agricultores interessados em renovar seus conhecimentos nessa área.“São estratégias simples e de baixo custo eque possibilitam a manutenção da qualidade do solo,que se manterá fértil e produtivo ao longo do tempo“, disse Ivo.
Para a estudante de agronomia do Instituto Federal de Ponta Porã, Vanessa Clementino Souza dos Santos, o aprendizado foi muito importante. “Já trabalho com adubação verde e espero conseguir trabalhar também com o húmus líquido e com outras estratégias de manejo que contribuam com a sustentabilidade ambiental e com a melhoria da qualidade do solo”, disse ela.