17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Florestas Manejo da madeira pode interferir na rentabilidade

Manejo da madeira pode interferir na rentabilidade

Autor

Alessandro Magalhães Boccia Ribeiro
Engenheiro florestal e diretor técnico da Forte Florestal
alessandro@forteflorestal.com.br
Crédito Gustavo Castro

O objetivo principal do manejo é o cultivo e colheita de árvores de maiores diâmetros e livres de nós, num ciclo de rotação de 16 a 20 anos, para produção de madeira certificada FSC (Forest Stewardship Council), podendo ser comercializada como toras, madeira serrada bruta, aplainada, seca ou industrializada sob a forma de pisos, móveis, forros, esquadrias, portas, janelas, ou então, laminada.

Essas toras de primeira qualidade estão sendo produzidas em um sistema sustentável, com técnicas de cultivo mínimo do solo, que contemplam o uso restrito de agrotóxicos e o plantio de leguminosas para cobertura orgânica no solo.

Para consolidar o ciclo florestal sustentável, aproveitando-se do potencial produtivo do sítio de plantio, consorciamos nossas florestas com culturas agrícolas nos primeiros anos e no manejo semi-sombreado com gado, café, juçara, dentre outras, conforme a região.

Estes sistemas agrosilvipastoris possuem capacidade para custear a floresta até a colheita da madeira, além de enriquecer a terra e propiciar tratos culturais livres de agrotóxicos.

Sustentabilidade, impacto social e retorno financeiro

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.