17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Manejo de defensivos no cultivo de repolho

Manejo de defensivos no cultivo de repolho

Autor

Lucas Martinez
Representante comercial – Sumitomo Chemical do Brasil
lmartinez@sumitomo-chem.com.br
Foto: Shutterstock

Como sabemos, o manejo de pragas em repolho é bastante desafiador, com destaque para os lepidópteros que atacam esta importante cultura. Geralmente de ciclo curto, as lagartas que ocorrem em repolhos e outras crucíferas, com destaque para a traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) e o curuquerê da couve (Ascia monuste orseis), se tornam extremamente difíceis de controlar se não forem empregados os conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas).

Alternativas

Além das estratégias de controle químico, existem duas opções de inseticidas biológicos que se destacam na composição do manejo destas pragas, o DiPel® e o XenTari®. Ambos à base de Bacillus thuringiensis, mas de diferentes subespécies (kurstaki para DiPel® e aizawaii para XenTari®), estes produtos são compostos de várias toxinas (cristais proteicos e proteínas inseticidas) especificamente selecionadas para garantir excelente eficiência no controle de um amplo espectro de lagartas.

Optar pelo uso de DiPel® e XenTari® no manejo integrado das lagartas que ocorrem no repolho agrega estratégias de controle especialmente desenvolvidas para estas pragas, algo muito importante para se ter a maior eficiência possível, extremamente sustentável e seletiva aos inimigos naturais.

Passo a passo

O manejo das lagartas na cultura do repolho deve ser feito de forma criteriosa e respeitando os conceitos do MIP para melhor eficiência. Não se deve utilizar sempre uma única estratégia de controle, devendo-se realizar a rotação de ativos e modos de ação dos produtos químicos e também produtos biológicos de qualidade comprovada, como DiPel® e XenTari®.

Também se faz um grande fator de sucesso a eficiência da amostragem do nível de infestação destas pragas, bem como buscar tratamentos para controlar principalmente as lagartas em seu estágio mais jovem, garantindo assim maior eficiência no controle e minimizando eventuais danos.

DiPel® é recomendado para controlar um grande espectro de lagartas em várias culturas, inclusive no repolho. XenTari®, por sua vez, é mais específico para controlar no repolho a traça-das-crucíferas, sendo recomendado em rotação com o DiPel, nas intervenções para controle de lagartas no repolho.

Vantagens

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.