17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Manganês proporciona ganhos em produtividade na soja?

Manganês proporciona ganhos em produtividade na soja?

Autor

Harley Sales
Engenheiro agrônomo, mestre em Fitopatologia e especialista agronômico sênior na Yara
Crédito Terra Fértil

As perspectivas para a safra de soja 2019/20 são as melhores e o Brasil pode vir a ultrapassar os EUA como o maior produtor de soja no mundo. O País tem expectativa de crescimento em produtividade de 6% em relação à última temporada, de acordo com dados divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Um exercício constante e grande desafio para os produtores de soja no Brasil é alcançar bons índices de rentabilidade desta cultura. Uma variável que deve ser considerada é o equilíbrio nutricional de macro e micronutrientes quando se almeja ganhos adicionais de produtividade.

Do rol dos nutrientes com alta demanda pela cultura, o manganês é um dos mais complexos em relação à disponibilidade no solo, haja vista que os solos brasileiros apresentam deficiência desse elemento químico. Isso se dá devido às doses elevadas e distribuição desuniforme do calcário, cultivo em solos arenosos, baixo teor de matéria orgânica e condições de excesso hídrico do solo.

Manganês ativa enzimas

O manganês ativa cerca de 35 enzimas nas plantas, comandando a produção de substâncias capazes de estimular geneticamente a nodulação, promover a resistência às doenças e até mesmo no metabolismo do nitrogênio na parte aérea. O micronutriente é protagonista nas principais etapas do desenvolvimento da planta que apontam para o potencial produtivo da lavoura.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.