A cada ano o desafio enfrentado pelos produtores brasileiros de hortaliças é maior. Em 2006, um levantamento realizado pela Embrapa estimou que a área cultivada com hortaliças era de 770 mil hectares, com uma produção em torno de 17,5 milhões de toneladas.
Nesses mais de 10 anos, a demanda por alimentos diferenciados e de qualidade vem aumentando consideravelmente, assim como seu custo de produção. O aumento da pressão de doenças e pragas, assim como a necessidade de produzir mais utilizando a mesma área cultivada fez com que os produtores buscassem alternativas dentro de seu manejo.
Para alcançar uma evolução tecnológica compatÃvel com a necessidade produtiva atual e futura, Eduardo Lourenço Alves Neto, coordenador técnico da Micromix, diz que algumas perguntas devem ser respondidas:
üAs cultivares modernas de hortaliças, híbridas na maioria, como tomate, pimentão, pepino e cebola, com alta produtividade possuem a mesma necessidade nutricional que as mais antigas, que não eram hibridas?
üQual a disponibilidade de informações constantes na literatura nacional e internacional relacionada às cultivares modernas?
üAs hortaliças cultivadas em diferentes sistemas de produção, como campo,cultivo protegido, sobre palha (plantio direto), consorciadas ou hidropônicas, expostas a diferentes ambientes têm a mesma demanda e aproveitamento nutricional?
ü Como podemos aumentar a eficiência dos insumos utilizados, buscando maior retorno econômico?
Para Eduardo Neto, estas e outras questões fazem o produtor se modernizar e buscar cada vez mais conhecimento a ser aplicado na lavoura.
Solução
A MicromixPlant Health, empresa de origem inglesa com mais de 30 anos de experiência em nutrição de plantas, busca maneiras de ajudar o produtor de hortaliças a produzir mais e com melhor qualidade, ajustando o manejo nutricional à realidade dos cultivos de hoje, buscando aumentar a eficiência das aplicações e oferecer condições para que as plantas possam se desenvolver e resistir melhor aos efeitos externos.
A empresa atualmente exporta para mais de 20 países e atua sobre as mais diversas culturas e condições climáticas, trazendo a tecnologia do amanhã aos cultivos de hoje.
Seu portfólio conta com produtos diferenciados de alta tecnologia no mercado como:
ðC-Weed 50: composto 100% por extrato de algas Ascophyllum nodosum. Excelente ferramenta para aumentar o desenvolvimento das plantas e ajudar na recuperação de estresses, esta também é uma fonte segura de potássio.
ðCarboplex: lançado na Hortitec 2017, tem por finalidade o maior desenvolvimento de plantas, com ênfase no incremento de açúcares nos frutos (brix).
ðMicroCal: fertilizante à base de carbonato de cálcio em suspensão com alta concentração do nutriente – 420g de cálcio por litro.
Conta também com uma completa linha nutricional, Linhas AMIX e Optiphitecom a mais alta tecnologia de formulação (Amix Delivery SystemTM), desenvolvida para aumentar a eficiência da nutrição foliar e atuar de maneira fisiológica nas plantas, utilizando agentes complexantes naturais para oferecer maior estabilidade de calda e eficiência de assimilação ao produto, assegurando maior rendimento da aplicação.
“Nós, do time Micromix Brasil, sempre trabalhamos para atender a real necessidade de cada produtor, preparando um manejo mais adequado a cada um deles. Em nosso site você encontra mais informações sobre nossas áreas de atuação e pode conhecer nossa linha completa, bem como nossos canais de distribuição em cada região“, informa Pedro Caldari Junior, gerente geral da da Micromix no Brasil.