Evento técnico em Uberlândia e visita ao Terminal Integrador de Uberaba, pertencente à VLI, reunirão produtores e profissionais do agronegócio
A Equipe 6 do Rally da Safra 2018, principal expedição técnica para monitoramento da safra de grãos no Brasil, chega nesta terça-feira, dia 6 de março, em Minas Gerais. O objetivo é avaliar o potencial produtivo das lavouras, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores da região. Ànoite será realizado um evento em Uberlândia/MG voltado a produtores e profissionais do agronegócio, com palestra sobre cenários das safras de soja e milho proferida pelo analista da Agroconsult, Marcos Rubin.
“Será um momento de debate e construção de conhecimento, além de uma oportunidade de reunir os produtores para troca de informações e interação com os técnicos das empresas patrocinadoras“, afirma Rubin.
No dia seguinte, em Uberaba, pela manhã, será apresentado o Terminal Integrador Uberaba, da VLI, voltado ao transbordo de grãos e açúcar. O Terminal integra o Corredor Centro-Sudeste, que interliga pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) regiões produtoras como interior de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a Santos, onde a empresa possui terminal marÃtimo próprio, o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita).
Após avaliar as lavouras nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas e Monte Carmelo, os técnicos do Rally deixam o Triângulo Mineiro e seguem para o Noroeste do estado, onde irão avaliar as lavouras nos municípios de UnaÃ, Guarda Mor, Paracatu e Buritis. No Brasil, a estimativa de safra, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja, segundo a Agroconsult. Em Minas Gerais, a estimativa pré Rally é de uma produção de 5,2 milhões de toneladas, aumento de 3% se comparado à safra anterior, que colheu 5,1 milhões de toneladas. Já a área plantada deve crescer 3%, passando para 1,5 milhão de hectares.
Â
Roteiro
Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauà e Tocantins.
Os técnicos avaliarão as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.
A expedição fará dez eventos regionais ““ com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado – e 30 cafés com produtores – para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.
As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.
De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.
A Equipe 7 avaliará regiões de São Paulo e, na sequência, Paraná e Santa Catarina. A expedição permanecerá no Sul até o dia 15 de março com a Equipe 8 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.
A Equipe 9 finalizará essa etapa com foco nas avaliações de soja no Nordeste e Norte do Brasil, nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do PiauÃ, Maranhão e Tocantins.
Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocÃnio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLi, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafrae www.facebook.com.br/RallydaSafra
EQUIPE 6 | ||
DATA | MUNICÃPIO | UF |
05/mar seg | Goiania | GO |
06/mar ter | Uberlândia (EVENTO) | MG |
07/mar qua | Catalão | GO |
08/mar qui | Unaà | MG |
09/mar sex | Brasilia | DF |
Â
Â
Evento em Uberlândia
Data: 06 de março (terça-feira)
Horário: 19h
Local: CDL Uberlândia – Av. Belo Horizonte, 1290 – Osvaldo Rezende, Uberlândia
Faça sua inscrição: http://form.rallydasafra.com.br/f62870c8b5ff1ff21cdc
Â