17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado Minas Gerais recebe técnicos do Rally da Safra 2018 para avaliação das...

Minas Gerais recebe técnicos do Rally da Safra 2018 para avaliação das lavouras de soja

 

Evento técnico em Uberlândia e visita ao Terminal Integrador de Uberaba, pertencente à VLI, reunirão produtores e profissionais do agronegócio

Expedição Safra 2015/16 PedroSerapio Gazeta do Povo
Expedição Safra 2015/16 PedroSerapio Gazeta do Povo

A Equipe 6 do Rally da Safra 2018, principal expedição técnica para monitoramento da safra de grãos no Brasil, chega nesta terça-feira, dia 6 de março, em Minas Gerais. O objetivo é avaliar o potencial produtivo das lavouras, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de reunir e visitar produtores da região. Ànoite será realizado um evento em Uberlândia/MG voltado a produtores e profissionais do agronegócio, com palestra sobre cenários das safras de soja e milho proferida pelo analista da Agroconsult, Marcos Rubin.

“Será um momento de debate e construção de conhecimento, além de uma oportunidade de reunir os produtores para troca de informações e interação com os técnicos das empresas patrocinadoras“, afirma Rubin.

No dia seguinte, em Uberaba, pela manhã, será apresentado o Terminal Integrador Uberaba, da VLI, voltado ao transbordo de grãos e açúcar. O Terminal integra o Corredor Centro-Sudeste, que interliga pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) regiões produtoras como interior de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a Santos, onde a empresa possui terminal marítimo próprio, o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita).

Após avaliar as lavouras nos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas e Monte Carmelo, os técnicos do Rally deixam o Triângulo Mineiro e seguem para o Noroeste do estado, onde irão avaliar as lavouras nos municípios de Unaí, Guarda Mor, Paracatu e Buritis. No Brasil, a estimativa de safra, a ser confirmada durante as visitas às lavouras, é de uma produção de 117,5 milhões de toneladas de soja, segundo a Agroconsult. Em Minas Gerais, a estimativa pré Rally é de uma produção de 5,2 milhões de toneladas, aumento de 3% se comparado à safra anterior, que colheu 5,1 milhões de toneladas. Já a área plantada deve crescer 3%, passando para 1,5 milhão de hectares.

 

Roteiro

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá em 500 municípios nos 13 principais estados produtores que correspondem a 95% da área de soja e 72% da área de milho: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Os técnicos avaliarão as condições das lavouras, população de plantas, peso médio de grãos, incidência de pragas, doenças e ervas daninhas, características físicas e nutricionais da soja, cobertura do solo, levantamento da participação de transgênicos, entre outros aspectos.

A expedição fará dez eventos regionais ““ com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado – e 30 cafés com produtores – para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.

As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi para as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.

A Equipe 7 avaliará regiões de São Paulo e, na sequência, Paraná e Santa Catarina. A expedição permanecerá no Sul até o dia 15 de março com a Equipe 8 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.

A Equipe 9 finalizará essa etapa com foco nas avaliações de soja no Nordeste e Norte do Brasil, nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 14 de maio e 8 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLi, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafrae www.facebook.com.br/RallydaSafra

EQUIPE 6    
DATA MUNICÍPIO UF
05/mar seg Goiania GO
06/mar ter Uberlândia (EVENTO) MG
07/mar qua Catalão GO
08/mar qui Unaí MG
09/mar sex Brasilia DF

 

 

Evento em Uberlândia

Data: 06 de março (terça-feira)

Horário: 19h

Local: CDL Uberlândia – Av. Belo Horizonte, 1290 – Osvaldo Rezende, Uberlândia

Faça sua inscrição: http://form.rallydasafra.com.br/f62870c8b5ff1ff21cdc

 

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes